.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

História de Brejo Maranhão e candidatos eleitos nas eleições 2020.

Brejo, anteriormente denominado Brejo dos Anapurus, antigo distrito de Caxias, foi elevado à vila em 1820 e à condição de cidade em 11 de julho de 1870. A família Martins Costa que descende de Dona Euzébia Maria da Conceição é uma das famílias mais tradicionais da região tendo ramificações no Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e outras regiões do Brasil. Euzébia Maria da Conceição, nobre vinda de Portugal na corte de D. João VI e detentora de grande fortuna e de grande prestígio no qual dominava a política de toda região, foi assassinada pelos balaios durante a guerra da Balaiada que ocorreu no Maranhão entres os anos 1838 e 1841.

Em 1684, os Índios Anapurus, que se dividiam em meri e assu, já viviam no território do atual Município, onde, em 1709, mataram o povoador português Manuel da Silva. Desde então, expediram-se várias ordens oficiais para que se fizesse guerra aos índios, considerados bárbaros tapuias pelas autoridades, até que, em 1770, lhes foram cedidas três léguas de terras pelo Governador da Província.

O vocábulo Anapurus é uma corruptela de Muypurás - índios que viviam às margens do rio Parnaíba - e significa fruta do rio. Em 1729, Brejo era ainda um sítio que, a 11 de julho desse ano, foi doado a Francisco Vasconcelos seu primeiro povoador efetivo. Entretanto, a principal povoadora foi a portuguesa Euzébia Maria da Conceição Alves de Sousa (1745-1839), possuidora de grande fortuna e de muitos escravos que, acompanhada de seus colonos, chegou à localidade, em data desconhecida. Mais tarde, foi vitimado por ocasião da guerra da Balaiada, assim como o capitão Antônio Raulino Garrett (1754-1840) e outros grandes fazendeiros, o que causou graves prejuízos econômicos e sociais a Brejo. Segundo o historiador Astolfo Serra, Brejo foi o último reduto dos balaios, finalmente vencido em dezembro de 1840.

Em 1820, foi elevado à categoria de vila, com a denominação de São Bernardo do Brejo, pelo alvará de 29 de janeiro de 1820, desmembrado de Caxias. No mesmo ano, passou a Distrito, criado com a denominação de Brejo, pelo decreto de 18 de abril de 1820, subordinado ao município de Caxias.

Foi elevado à condição de cidade, com a denominação de Brejo, pela lei provincial nº 899, de 11 de julho de 1870. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece constituído de oito distritos: Brejo, Porto da Repartição, Milagres Santa Quitéria, Angical, Ponte Nova, São Francisco e Lagoa. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município aparece constituído de 4 distritos: Brejo, São Bernardo, Santa Quitéria e Curador. Não figurando os distritos de Porto da Repartição, Milagres, Angical, Ponte Nova, São Francisco e Lagoa.

Em divisões territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937, o município é constituído de dois distritos: Brejo e Magalhães de Almeida. Não figurando os distritos da divisão de 1933. No quadro fixado, para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído do distrito sede. Não figurando o distrito de Magalhães de Almeida. Pela lei estadual nº 269, de 31 de dezembro de 1948, é criado o distrito de Estrela dos Anapurus e anexado ao município de Brejo.

Em divisão territorial datada de 1 de julho de 1950, o município é constituído de dois distritos: Brejo e Estrela dos Anapurus. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1 de junho de 1960. Pela lei estadual nº 2378, de 9 de junho de 1964, desmembra do município de Brejo o distrito de Estrela Anapurus. Elevado à categoria de município com a denominação de Anapurus, em divisão territorial datada de 1 de janeiro de 1979, o município é constituído do distrito sede, assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Composição Política Atual (Eleitos em 2020

· Prefeito: José Farias de Castro (Zé Farias) (PDT)

· Vice: José Renato Araujo Pessoa (Gó) (PCdoB)

Vereadores (Ordem de Votação Eleitoral)

> 1º Edilson Carlos Martins de Oliveira Júnior (Júnior Moraes(PODE)
> 2º Leonir Fogliato Cortez (Léo Gaúcho) (PT)
> 3º Gilberto da Costa (Gilberto da Saúde) (PODE)
> 4º Hudson do Nascimento Gomes (Hudson ACS) (MDB)
> 5º Maria do Carmo dos Santos Dutra (Carminha Dutra) (MDB)
> 6º Neuton Martins de Oliveira (Neuton Verdão) (MDB)
> 7º João Teixeira do Rego (João Coda) (PTB)
> 8º José Carlos Carvalho Cunha (Zé Marcinha) (MDB)
> 9º Luzinete Gomes de Lima (Lúcia Lima) (PODE)
> 10º João Oliveira dos Santos (João Leriano) (PSD)
> 11º Marcelo Alves Rufino (Professor Marcelo) (Republicanos)
> 12º Jocelino de Jesus Campos Ferreira (Jocelino da Van) (MDB)
> 13º Ricardo Lisboa Brito de Miranda (Ricardo Miranda) (PTB).



Com informações: Wikipédia/TSE e adaptação do Blog do Zé Viola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário