.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Jovens apresentam “O Maranhão que a gente quer” nos Diálogos em Coroatá e Caxias

Com música, apresentação teatral e dança, milhares de jovens da região dos Cocais participaram do Diálogos com a Juventude neste sábado (24). A juventude de Caxias e Coroatá apontou as principais preocupações, apresentando “O Maranhão dos nossos sonhos”, e puderam ouvir dos coordenadores do Diálogos pelo Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) e Roberto Rocha (PSB), as propostas para desenvolver o estado com oportunidade e qualidade de vida para os jovens. Entre os pontos em destaque, ação social para jovens usuários de drogas, cursos universitários e profissionalizantes, educação para o campo, segurança, saúde e inclusão social.





“Nós fazemos questão desse diálogo para que todos participem do Maranhão dos nossos sonhos. No Maranhão que queremos, o Esporte vai ter o apoio para se desenvolver, com incentivos aos atletas e estrutura física. A Cultura maranhense, que marca todas as identidades, vamos apoiar com os Pontos de Cultura. No Maranhão dos nossos sonhos, as pessoas são iguais, e por serem iguais, são respeitadas nas suas diferenças. As pessoas com deficiência vão participar do nosso governo com oportunidade de educação e de trabalho”, assegurou Dino.

O pré-candidato a governador ouviu as perguntas da juventude das duas cidades e apresentou ações já previstas no Programa de Governo. Entre elas, a criação da Rede Solidariedade para combater o analfabetismo e o uso de drogas, mobilizando os recursos públicos e as igrejas para fazerem parte da ação. Outra proposta é integrar as escolas de ensino médio à educação profissionalizante, assim como o Instituto Federal; expandir a Universidade Estadual do Maranhão, além de ter mais cursos, ter autonomia para gerir a estrutura da instituição nas regiões; incentivar a produção no campo para gerar oportunidade e renda para os maranhenses.

Entre as lideranças políticas, religiosas, representantes de movimentos sociais, empresários e juventude, a avaliação foi positiva. O pré-candidato ao Senado, Roberto Rocha, acompanhado do deputado federal Carlos Brandão (PSDB), reafirmou a disposição de dialogar com os jovens de todo o estado. “Muito importante ouvir os jovens, que são o futuro do nosso estado, e firmar o compromisso de criar oportunidade de emprego e oportunidade para que tenha um Maranhão melhor, mais próspero, e que as pessoas tenham orgulho de dizer que são maranhenses”, disse.

A deputada estadual Cleide Coutinho (PSB), forte liderança da região dos Cocais, esteve presente no evento e acredita que esse é o momento de Flávio Dino contribuir com o estado para que os jovens vivam melhor e com mais qualidade. O ex-prefeito de Caxias, Humberto Coutinho (PDT), acompanhou as atividades.

Leo Coutinho, prefeito de Caxias, também acredita que Flávio Dino fará um governo voltado para os maranhenses e terá atenção especial à juventude. “O evento na nossa cidade tem um saldo muito positivo, com jovens fazendo perguntas e conversando com o Flávio Dino. O jovem acredita na mudança no Maranhão e com essa união da juventude temos certeza que o Flávio vai trabalhar para que a juventude seja valorizada no nosso estado”, respondeu.

De Caxias, Amanda Melo acredita que é a chance da juventude contribuir com a melhoria do estado. Como atleta, pediu por ações na área do Esporte e oportunidade de emprego. “Eu como atleta e gostaria muito de representar meu estado nas competições nacionais. Além disso, emprego e saúde”, apontou.

Reforço dado também por Lilian Selma, representante do Grupo de Jovens da Igreja Universal, que pediu por mais ações na área trabalhista. “Os jovens representam a força do nosso município. Os jovens precisam de mais empregos, que dê oportunidade aos jovens de terem uma profissão e poder exercê-la”, disse.

Caravanas contagiam público

Em Coroatá, o jovem Cici Almeida falou da alegria de receber caravanas de diversas cidades do Maranhão. Além disso, destacou a mobilização da juventude em contribuir com o Plano de Governo de Flávio Dino. “Nossa região é castigada pela falta de qualificação profissional. Os jovens vão para as universidades, mas não conseguem ficar. Essa é uma das bandeiras que estamos defendendo: programas que estimulem a juventude a se qualificar”, reiterou Erinaldo Rodrigues.  

Para o deputado estadual Neto Evangelista, a oportunidade em educação, cultura e emprego deve ser aliada do combate ao uso das drogas e à criminalidade. “devemos fazer com que o Maranhão receba grandes projetos, tenha mão de obra qualificada para que nossa juventude tenha oportunidade de crescer”, destacou.

Os eventos Diálogos com a Juventude contaram com as apresentações do grupo Hip Hop Reação Periférica, do Grupo Teatral Eva Fênix, da Banda Rock Café e do Swing da Galera.

Participaram dos eventos os deputados federais Weverton Rocha (PDT), Simplício Araújo (SDD), Domingos Dutra (SDD), Waldir Maranhão (PP), os estaduais Bira do Pindaré (PSB), Eliziane Gama (PPS), Rubens Júnior (PCdoB), Raimundo Cutrim (PCdoB). Presente também o ex-prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo (PDT).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário