.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

domingo, 25 de maio de 2014

Presidente da FAMEM se destaca na Marcha dos prefeitos em Brasília e mostra pulso firme nas discussões da pauta maranhense

O prefeito de São José de Ribamar, Gilliano Fred Nascimento   Cutrim, Presidente da FAMEM (Federação dos municípios do Estado do Maranhão) se destacou bastante como guardião dos prefeitos maranhenses na XVII Marcha dos prefeitos e prefeitas de todo Brasil, nos dias 12,13,13 e 15 de maio, na capital Federal.






A primeira boa atitude de Gil Cutrim, como Presidente da Entidade inerente ao evento foi reunir os prefeitos dias antes da Marcha ainda no Maranhão, e criaram uma ampla pauta de reivindicações dos prefeitos maranhenses onde foi colocado os principais problemas das prefeituras.
Foi um sucesso a participação de prefeitos e prefeitas maranhenses nesta reunião de criação desta pauta, ainda na sede da FAMEM em São Luís. A pauta serviu como radiografia dos municípios maranhenses como também unificou os mandatários em um só couro em Brasília na luta por melhores condições para trabalhar para a população.
Os principais itens da pauta elabora pela a FAMEM estão; Pacto Federativo, 2% no aumento do FPM, Atenção Básica saúde da Família, Mais médicos para o Brasil, Lei Fundeb, Burocratização em relação a formalização dos Convênios Federais com os Municípios, Prorrogação do prazo para a implementação da Lei 12.305/2010, Lei dos resíduos sólidos, o subfinanciamento do Programa proinfância e encontro de contas com a Previdência.
Uma outra grande reivindicação que fez couro entre todos aos prefeitos maranhenses avalizada pelo o Presidente Gil Cutrim, que repercutiu bastante na Marcha 2014, foi que os gestores maranhenses pediram que haja a necessidade de consulta aos municípios antes da aprovação de leis e emendas com impacto financeiros aos entes sem definição de novas fontes de custeios.
Segundo os prefeitos presentes na Marcha e o próprio Gil Cutrim na condição de presidente da FAMEM, o maior exemplo desta história foi a aprovação do piso nacional dos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, que a Câmara aprovou e naquela momento enviara pro Senado. Gil em sua fala em Brasília, lamentou profundamente que os deputados tenha aprovado algo pra que os municípios venha bancar com as finanças já existes.
Gil Cutrim foi presente em toda a XVII Marcha dos prefeitos e prefeitas em Brasília. Ao lado dos gestores maranhenses, a FAMEM deu atenção e defesa necessária para que todos presentes tivesse força para lutar de forma coletiva em prol dos municípios maranhenses.
Outros dois pontos positivos que marcaram a participação de Gil Cutrim, presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, na Marcha em Brasília, foi a forte participação dele na reunião de discursão das reivindicações a nível nacional, com representantes do governo Federal e a Diretoria da C N M, Confederação Nacional dos Municípios, e a sua posição firme e convicta como legitimo representante dos prefeitos maranhenses em reunião com a bancada maranhense.
Gil Cutrim interpelou alguns deputados federais do Maranhão que foram à reunião de bancada simplesmente como defensores de Dilma. O Presidente da FAMEM, falou em auto e bom som, que não aceitaria os 2% do FPM da forma parcelada e duvidosa em que a Presidente Dilma disse que passaria para os municípios. Embora o Senador João Alberto, tenha ponderado no sentido de que seria melhor Gil Cutrim, aceitar 0 2% no modelo do Palácio do Planalto, na reunião ele foi irredutível: “se me proporem isso eu não vou aceitar,” disse Gil Cutrim que sendo bastante aplaudido pelo prefeitos presentes.
A posição firme e coerente de Gil Cutrim, em defesa dos municípios maranhenses na XVII Marcha dos prefeitos e prefeitas em Brasília, demostrou a elevada capacidade e poder de articulação que o jovem prefeito de São José de Ribamar tem na condução da FAMEM.                        

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário