O evento reuniu várias lideranças
Aconteceu na última sexta-feira, 14, na cidade de Caxias o II Encontro da Associação dos Vice-prefeitos do Maranhão (Aviprema). O evento, que reuniu os vice-prefeitos do leste maranhense, contou com a presença do presidente da Associação dos Vice-prefeitos do Ceará (Aviprece), Paulo Pontes, que falou sobre a importância das associações para dar fim aos preconceitos existentes em relação ao papel do vice-prefeito.
Raimundo Filho (PHS), vice-prefeito de Paço do Lumiar e fundador da Aviprema, considera importante que a entidade tenha como metas contribuir para melhorar a imagem dos vice-prefeitos e desfazer a visão de que prefeitos e vices são inimigos. “Precisamos mudar esse conceito. O vice-prefeito tem muito a colaborar com o titular da administração municipal. Essa é a visão atual, uma tendência no mundo de hoje, e nós temos de entrar nessa nova forma de administrar”, argumentou.
Raimundo Filho falou que a associação tem alcançado seu objetivo. “Estamos vivenciando um processo de mudança necessária. Não queremos ficar na espera, queremos contribuir com a cidade e desempenhar o nosso papel de forma harmoniosa com o gestor”, afirmou.
O vice-prefeito de Caxias, Junior Martins, que já está no seu segundo mandato, falou da satisfação de sediar o II Encontro da Aviprema. Na opinião dele, o surgimento da Aviprema expressa uma mudança de postura. “A sociedade mudou e todos nós temos que acompanhar essas mudanças”, declarou.
Jean Carlos Pereira Almeida (PDT), vice-prefeito de Imperatriz, disse que a criação da associação simboliza um avanço, pois mostra a conscientização dos vice-prefeitos e da sociedade acerca da importância de um vice na administração municipal. “Uma prova do crescente desse reconhecimento é que, por decisão do TSE, a partir da eleição de 2008, as nossas fotos foram inseridas nas urnas eletrônicas”, lembrou.
Outro aspecto ressaltado por Pereira Almeida é a necessidade de estar preparado para substituir o titular com a mesma desenvoltura e sem prejuízos para a população. “Os vices têm por obrigação conhecer a realidade política e administrativa de seus respectivos municípios para, se houver necessidade, assumirem sem que a população seja penalizada com a descontinuidade das políticas de governo” defende.
A bem sucedida trajetória da Associação dos vice-prefeitos do Estado do Ceará foi tema da palestra de encerramento do II Encontro dos vice-prefeitos do Maranhão, proferida pelo vice-prefeito de Pacoti (CE) e presidente da Aviprece, Paulo Pontes. “O vice atualmente é peça fundamental, principal coadjuvante da gestão municipal e muitas das vezes, decisivo para a eleição do prefeito”, afirmou Paulo.
O próximo encontro está previsto para acontecer na região Tocantina, ainda este ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário