.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo




O Dia Mundial do Coração é comemorado nesta sexta-feira, dia 30, mas a Organização Mundial da Saúde – OMS já divulgou nesta quinta-feira, 29, dados graves sobre a principal causa de morte no mundo inteiro: as doenças cardiovasculares.

Segundo a OMS, a cada ano 17,3 milhões de pessoas morrem no mundo pelas doenças cardiovasculares e 80% dos casos são registrados em países de baixa e média renda. Em 2030, o total de mortes por essas doenças deve chegar até 23,6 milhões. Os óbitos provocados por essas doenças representaram 30% do total registrado globalmente em 2008.

Pressão alta, taxas de colesterol e glicose elevadas, sobrepeso e obesidade, baixa ingestão de frutas e verduras, fumo e sedentarismo são os fatores de risco das doenças cardiovasculares. As expectativas são de que as economias de países como o Brasil, Índia, China, África do Sul e México registrem juntamente uma perda de 21 milhões de anos de vida produtiva em função de mortes precoces provocadas por este tipo de enfermidade.

De acordo com a ONG Federação Internacional do Coração, essas doenças têm afetado historicamente a parcela da população com maior escolaridade e boa renda, em países que estão em desenvolvimento. Porém, esse cenário deve mudar, pois pessoas em idade produtiva e de baixa renda também são afetadas por esse tipo de doença. E no caso das pessoas de baixa renda, as taxas de mortalidade por conta de uma parada cardíaca são mais altas que no outro grupo.

A OMS em parceira com a Federação Internacional do Coração, promove em mais de 100 países atividade como caminhadas, exposições e ações de prevenção das doenças. Entre as prioridades para os próximos anos, a ONG divulgou o aumento de atenção para as doenças cardiovasculares na agenda global de saúde, a melhoria no atendimento a pacientes vítimas de doenças do coração e derrames, a promoção de dietas voltadas para o bem-estar do coração, a melhoria na detecção e controle da pressão alta no mundo, a promoção de atividades físicas para toda a população e o avanço na conquista de um mundo livre do tabaco.

Informações de Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário