.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

domingo, 14 de julho de 2013

Corrida de touro acaba com feridos na Espanha

Incidente aconteceu quando os corredores se amontoaram na entrada da praça dos touros, um dos pontos mais perigosos do percurso
Uma debandada deixou 21 pessoas feridas, uma delas em estado grave, na chegada da tradicional corrida de touros de São Firmino, na Espanha, neste sábado. O incidente aconteceu quando os corredores se amontoaram na entrada da praça dos touros, o ponto de chegada da corrida e um dos locais mais perigosos deste percurso de 848,6 metros pelas ruas da cidade.

 
Um engarrafamento se formou nesse momento, enquanto dois dos seis touros que participavam do "encierro" correram por cima da massa humana, atropelando alguns dos corredores.
 
Os "encierros" do festival, o mais famoso da Espanha, podem ser mortais: 15 corredores foram mortos desde 1911, o último, um espanhol, em 2009.
 
Cerca de 21 pessoas ficaram feridas e foram hospitalizadas, incluindo um espanhol de 19 anos, que está em estado grave. Os médicos dizem que ele sofreu um trauma no tórax com síndrome de asfixia, lesão considerada grave.
 
Esse incidente é o primeiro do tipo desde o início das corridas de touros de São Firmino, que atraem todas as manhãs milhares de corredores. O evento termina no domingo.
 
Morte

Na sexta-feira, um participante já havia sido ferido na corrida de touros de São Firmino. Ele foi atingido pelo chifre de um dos animais nesta sexta-feira.
 
Criadores e outras pessoas tentaram tirar o touro que, em certo momento, ficou em cima do participante ferido.

No último dia 6, o primeiro dia do Festival de São Firmino, um australiano, um americano, um britânico e um espanhol sofreram ferimentos leves e foram hospitalizados, todos eles por diversos ferimentos, embora nenhum chifrado por um touro, segundo um primeiro balanço das autoridades regionais.

"A corrida foi muito, muito perigosa. Há muita gente, gente sem experiência, que não sabe avaliar onde está o perigo", afirmou Marcos Sales, um corredor espanhol de 35 anos proveniente de Castellón, no leste do país, e que já participou seis vezes da festa de São Firmino.

Em alguns minutos de grande tensão, os corredores dividem espaço com os seis enormes touros de mais de 500 quilos cada um, que são lidados por toureiros durante o festival. Algumas pessoas, mais ousadas, tentam se aproximar dos animais e tocar seus chifres; outras preferem manter uma certa distância.

O perigoso ritual vem se repetindo a cada manhã até 14 de julho e é um dos símbolos desta festa, cujas origens remontam à Idade Média e misturam tradições religiosas, em homenagem a São Firmino, padroeiro de Pamplona, e tradições das antigas feiras comerciais.

Em 2012, 20.700 corredores participaram dos oito "encierros", uma média de 2.587 por dia. Às vezes, o encierro acaba em tragédia: 15 participantes morreram desde 1911. A última morte, de um espanhol de 27 anos, ocorreu em 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário