.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Bira lembra a luta dos negros do Maranhão no dia da Consciência Negra

Nesta quarta-feira (20) é comemorado o Dia da Consciência Negra em lembrança e homenagem ao líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, assassinado nesse dia pelas tropas coloniais brasileiras, em 1695. A representação do dia ganhou força a partir de 1978, quando surgiu o Movimento Negro Unificado no País, que transformou a data em nacional.

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) em discurso na Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (20), destacou a importância da data e da luta pela libertação do povo negro. Ele lembrou a figura de Zumbi dos Palmares considerado o maior herói negro da história do Brasil.


O Maranhão tem uma das maiores populações negra do Brasil. Segundo o IBGE, chega próximo a 70% da nossa população e nós temos uma das maiores representações de comunidades quilombolas de todo o País. O Estado tem mais de 400 comunidades remanescentes quilombolas certificadas.

Embora a Constituição Federal reconheça o direito que as comunidades quilombolas têm ainda hoje esse direito não foi consolidado. Não foram regularizadas as terras dos quilombos maranhenses e dos quilombos brasileiros.

A data é feriado em vários estados da Federação e também em centenas de municípios. É feriado na cidade do Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Porto Alegre, Fortaleza, no Estado do Amapá e em Mato Grosso. No Maranhão é feriado no município de Pedreiras e São Luís.

“Fica esta reflexão e esse debate que, certamente, teremos que fazer em algum momento em sintonia, sobretudo, com as comunidades que terão em algum momento também muito mais força para levantar a voz e para invocar a sua própria história em defesa da nossa causa, que é a causa de toda a população negra”, destacou Bira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário