.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Transporte porta a porta para cadeirantes.



GOVERNO DO MARANHÃO
SECRETARIA DA COMUNICAÇÃO SOCIAL E ASSUNTOS POLÍTICOS
Fonte: Secap
19/02/2016
____________________________________________________________

Entidades comemoram lançamento de transporte porta a porta para cadeirantes

Lançado pelo Governo do Maranhão na quinta-feira, dia 18, o Travessia, Transporte Especial Gratuito para a Pessoa com Deficiência, Usuária de Cadeira de Rodas, foi bem recebido e avaliado por pessoas que serão diretamente beneficiadas pela iniciativa.

Willamario da Conceição Santos é presidente da Associação de Cadeirantes da Cidade Operária, ACACO, e há dez anos milita em defesa dos direitos da pessoa com deficiência. Para ele, o serviço é um avanço em direção à acessibilidade. “É um projeto que inicia e que com certeza vai ajudar na mobilidade, facilitar as marcações de consultas, nas atividades diárias. É muito bom e alcançando tantas pessoas, é um projeto que promove nossa inclusão e a garantia dos nossos direitos”, afirmou o presidente.

Parte de um conjunto de ações direcionadas à pessoa com deficiência, a garantia de mobilidade foi uma das reivindicações pontuadas durante a realização do Fórum Estadual da Pessoa com Deficiência, em que entidades discutiram com o governador Flávio Dino diretrizes e a construção de uma política de garantia de direitos para esse grupo.

Dylson Bessa, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, participou de audiências para concepção do serviço e, durante o lançamento pontuou vantagens e benefícios que o transporte adaptado e porta a porta proporciona.

“O projeto é bom, ele estimula que a pessoa com deficiência saia de casa com facilidade, com autonomia, com segurança para poder fazer suas atividades cotidianas, atividades do dia a dia, de lazer, de trabalho, de saúde”, afirmou Bessa.

Para o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, o lançamento do Travessia significou o reforço da aproximação do governo do Maranhão das necessidades populares e garantia de direitos fundamentais.

“É um momento fundamental de afirmação de duas questões que são chave para o governo, que é participação popular e acessibilidade para a população. Essa população estava excluída exatamente porque não tinha as condições de mobilidade, e o projeto foi criado para atender essa necessidade e, ao mesmo tempo, ele responde em direção positiva aos pedidos da sociedade civil”, concluiu o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário