.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quarta-feira, 14 de julho de 2021

Em fortalecimento a agricultura, Vereador Venicio Alencar participa de reunião do PRONAF na zona rural de Duque Bacelar

O Vereador Venicio Alencar (MDB) participou nesta ultima terça-feira (13) de uma reunião no Povoado Mocambo da Delinha, zona rural de Duque Bacelar. O encontro envolveu varias famílias dos trabalhadores do povoado e de outras localidades vizinhas.

Acompanhado dos agentes do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar para tratar sobre a regularização e os benefícios do programa, que deverá beneficiar varias famílias em Duque Bacelar. A reunião aconteceu em um dos espaços cedidos pelos moradores que serviu como ponto de apoio para o frutífero encontro.

De acordo com o parlamentar, o Pronaf foi criado em 1995 pelo governo federal com o objetivo de prestar um atendimento diferenciado aos pequenos agricultores, aqueles cuja produção é resultado de sua própria força de trabalho ou da mão de obra familiar, fator este que se enquadra em boa parte da renda do município de Duque Bacelar devido a grande força substancial do agricultor local.

O intuito desse programa é, portanto, fortalecer as atividades desenvolvidas pelo pequeno agricultor — também conhecido como agricultor familiar —, integrando-o à cadeia do agronegócio por meio da modernização do sistema produtivo. Com isso, o produto fabricado por ele passa a contar com um valor agregado, o que, no final, também refletirá em um aumento da renda familiar.

“O que desejamos é uma maior qualidade de vida para os nossos agricultores e suas respectivas famílias para que possam viver e subsistir de maneira mais digna e com os aparatos necessários para que haja mais investimentos aos nossos Agricultores Familiares, e assim mais recursos entrando na nossa economia local. Assim fortalecendo mais ainda nossos produtores rurais do nosso município", disse o Vereador Venicio Alencar.


Veja quem pode ser beneficiário do Pronaf

- Para ter acesso às linhas de créditos do Pronaf, o produtor rural precisa se enquadrar em alguma destas categorias:
agricultores familiares;
- pescadores artesanais (desde que autônomos);
- aquicultores que exploram área de até 2 hectares de lâmina d’água ou, então, um tanque-rede de até 500 metros cúbicos;
maricultores;
- silvicultores que promovam o manejo sustentável de florestas nativas ou exóticas;
- extrativistas (exceto garimpeiros e faiscadores);
- quilombolas;
- indígenas;
- assentados da reforma agrária;
- beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário