.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

A uma semana das eleições, Dinair continua sendo a mais rejeitada pela população de Timon. Henrique Júnior perde metade do eleitorado e Rafael lidera a corrida



Em pesquisa divulgada nesta segunda (30), o Instituto IPPI confirma a liderança de Rafael (PSB) para a prefeitura de Timon. Na pesquisa, realizada no período de 22 a 24 de setembro, reforça o sentimento de mudança manifestado nas ruas pela população de Timon. A Pesquisa, mostra que o deputado Rafael é líder absoluto na corrida, com 46,20% dos votos válidos. É um resultado esperado, já que Dinair Veloso tem a maior rejeição e Rafael é o candidato alinhado com o desejo de mudança que o timonense quer.

GRÁFICO 01


Com essa vantagem, a menos de uma semana para o dia 6 de outubro, Rafael conta com mais de 7 mil votos sobre a prefeita Dinair e enterra de vez qualquer chance aventureira de Henrique Júnior (PL). E é em cima do Henrique a maior vantagem, com quase 30 mil votos de diferença. 

REJEIÇÃO

Segundo a pesquisa, Dinair amarga índices altíssimos de rejeição. Quando questionado em quem não votaria de jeito nenhum, foi respondido que 27,79% do eleitorado rejeita Dinair Veloso. A falta de ônibus na cidade, saúde abandonada na zona rural e postos da zona urbana, alunos caminhando na poeira e no sol escaldante, humilhados por quem deveria protegê-los, cidade insegura e escura, são fatores decisivos nessa rejeição. Dinair, parece se aproximar demais do ex-presidente Jair Bolsonaro, que mesmo no mandato, não conseguiu se reeleger. Deixar a população de lado durante quatro anos é um preço alto a ser cobrado justamente nas eleições. Em frente à urna, a população faz o protesto mais democrático que existe, escolhendo, na maioria das vezes, quem luta por seus direitos e dignidade. Nesse caso, Rafael surge como a melhor opção, segunda a pesquisa do Instituto IPPI.

GRÁFICO 02


A pesquisa traz ainda alguns dados que chamam atenção: durante a campanha, o Rafael cresceu mais de 15 pontos percentuais. Ele sempre esteve à frente, desde o começo, mas durante a campanha aumentou a diferença para a prefeita Dinair Veloso, que despencou 5 pontos. Nesse período, Rafael amentou a diferença, principalmente, em relação ao Henrique Júnior, morador eterno do último lugar, e que vem caindo mais de 10 pontos durante a campanha. 




Tudo indica que a população reconhece que Rafael sempre votou no Lula em Timon. E que a tentativa de Dinair Veloso em associar a imagem do Lula à campanha dela não deu certo. O povo de Timon sabe que Rafael esteve ao lado do Lula nas eleições de 2022. O apoio irrestrito do Governador Carlos Brandão ao Rafael, que foi líder do governo dele na Assembleia, reforça ainda mais o reconhecimento do trabalho do deputado do PSB. Brandão colocou como meta nessas eleições vencer em Timon, aproximando ainda mais as ações do estado tendo Rafael como prefeito a partir de janeiro de 2025.

Dados da Pesquisa:

Instituto IPPI

Coleta: 22 a 24 de setembro de 2024

Amostra: 600 entrevistas

Margem de erro: 4,62%

Nível de confiança: 95%

Registro: MA - 01491 / 2024


Nenhum comentário:

Postar um comentário