As informações iniciais dão conta de que os envolvidos já teriam desviado mais de quatro milhões da saúde nos últimos três anos da Saúde de Santa Filomena.
Uma robusta denúncia, envolvendo o atual vice prefeito e o ex Secretario de Saúde e candidato a vice prefeito de Santa Filomena do Maranhão, foi protocolada na Superintendência da Policia Federal do Maranhão na manhã desta terça-feira 01 de outubro. Além da denúncia, foi protocolado também um Relatório de Movimentações Financeiras com pagamentos das contas da Saúde para empresas que supostamente fariam parte de um esquema criminoso no fornecimento de notas fiscais frias com itens que não chegavam ao município.
Dentre as empresas citadas constam o nome de um Instituto com sede em São Luis – MA. Segundo documentos e comprovantes de pagamento, a empresa já teria recebido da Saúde do município nos últimos 2 anos mais de um milhão e meio de reais pela contratação de médicos que nunca estiveram no município.
Dentre os nomes dos profissionais, consta o nome da medica Tayná Ayla de Sousa Marques, que aparece como plantonista no Hospital Municipal Adão Gomes, segundo a escala, a profissional estaria prestando plantões de 24h no município, mas na verdade a mesma está lotada no município de Graça Aranha Maranhão com carga horária de 40h semanais, segundo o cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde, CNES.
No município a população desconhece a referidamedica, outros médicos também aparecem como plantonistas do hospital municipal de Santa Filomena – MA, mesmo sem nunca terem estado no município.
O esquema consistiria na contratação do citado Instituto para a oferta da mão de obra de profissionais da Saúde, na maioria das vezes ate mesmo sem que os profissionais soubessem da existência dos contratos. Após os pagamentos mensais que variam de $ 87.000,00 a 120.000,00, os valores seriam divididos entre os envolvidos.
NITERRAN SOARES é tio do atual vice prefeito do município o Sr. IHALES MICHEL, mais conhecido por Dr. Michael. NITERRAN assumiu a Secretária de Saúde de Santa Filomena, após a esposa do sobrinho deixar a pasta.
Nossa Redação apurou que a ex Secretaria e esposa do atual vice Prefeito, também foi denunciada a Policia Federal por ter fraudado contratos com uma empresa de propriedade do casal.
Leticia Lima, já teria comentado acerca do assunto durante uma entrevista a um programa de rádio.
Os dois casos seguem sob investigação da Policia Federal no Maranhão.
Tentamos contato com os citados, mas ate o fechamento desta matéria, não foi possível localiza-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário