COLUNA DO PORTAL GADITAS REPUBLICADA AQUI
Conforme postagem anterior do Blog, o quadro Cara a Cara entrevista o Presidente Municipal do Solidariedade de Coelho Neto Reginaldo Sousa.
Ex-vereador, ex-Presidente da Câmara e ex-secretário Municipal de Esportes, Reginaldo Sousa está de volta ao cenário político presidindo um dos grandes partidos em ascensão no país. Nessa entrevista ele fala do comando da sigla, discute a performance dos parlamentares do partido e avalia o cenário político em Coelho Neto. Confira a íntegra do bate-papo que o Blog teve com ele:
1. De onde surgiu a idéia de implantar o Solidariedade em Coelho Neto?
A idéia partiu do companheiro Frazão Oliveira (Presidente da Força Sindical do Maranhão) de sua visita a uma palestra sobre o Sindinapi – Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas e Idosos do Brasil da Força Sindical, quando o mesmo sugeriu que eu fundasse o partido da Força e não permitisse que politiqueiros pudesse trazer e depois esse partido se transformasse uma moeda de troca.
2. Quais as expectativas para fortalecimento do partido em âmbito municipal?
Olha o partido já nasceu grande, com a conquista da vereadora Cristiane Bacelar, e estamos buscando lideranças sindicais, lideres políticos com militância, pois eu conheço os dois lados do rio da política local e não podemos errar na construção deste partido. Estamos com os pés no chão e vamos subir a escada de degrau a degrau e mudar a historia da vida sindical local.
3. Qual sua avaliação da atuação do mandato da vereadora Cristiane Bacelar, única parlamentar na Câmara Municipal?
A vereadora Cristiane Bacelar foi uma conquista nossa, pois eu sabia e mostrei ao companheiro Frazão Oliveira que o nosso movimento sindical precisa de um parlamentar para nos ajudar. E a vereadora Cristiane vem fazendo um belíssimo papel, do verdadeiro vereador, mostrando em todas as camadas social de nossa cidade a sua participação, sua presença, levando a esperança de dias melhores para o nosso povo. Nós temos a certeza que os trabalhadores e trabalhadoras de nossa cidade vão reconhecer essa luta incansável desta grande vereadora do Solidariedade / 77.
4. Na eleição de 2010 o Sr. foi um dos poucos a pedir votos para o então candidato a governador Flávio Dino (PCdoB). Em pesquisa Escutec divulgada recentemente, o atual Presidente da Embratur aparece com mais de 50% das intenções de voto. O Sr. acredita que pela primeira vez Coelho Neto pode dar maior votação a um candidato a governador que não seja o apoiado pela família Sarney?
Tenho certeza que o povo de minha terra pensa hoje como a maioria do povo do Maranhão, onde o desejo de mudança estar na cara de cada coelhonetense, nós precisamos mudar o governo e vamos mudar. Sei da luta de 2010 para buscar votos para Flavio Dino e Dep. Drª. Cleide Coutinho, e estamos confiantes na vitória do Flavio Dino em 2014, Coelho Neto hoje tem a cara de Flávio.
5. Qual o posicionamento do Solidariedade municipal nas disputas para deputado estadual e deputado federal?
O nosso compromisso e meta do Solidariedade Municipal, é votar, lutar para mudar o governo do maranhão, nós do partido iremos apoiar os candidatos do nosso partido, e para Câmara Federal, temos o nosso Deputado Federal Simplício Araujo e a nível estadual nós vamos avaliar a questão local de candidatos dentro da coligação dos partidos que apóiam o nosso governador Flavio Dino – 65.
6. O Sr. durante vários mandatos foi vereador portanto conhecedor do papel do legislativo. Como avalia a performance da bancada do Solidariedade na Câmara Federal representada pelos deputados Simplício Araújo e Domingos Dutra?
O Dep. Simplício Araujo tenho conhecimento de suas ações no parlamento brasileiro com muita admiração, pois se trata de jovem que conhece os problemas do Maranhão, principalmente na questão da saúde, sua luta é intensa. O Deputado Domingos Dutra eu dei o meu voto na ultima eleição/2010, ele é um guerreiro para os pobre, e nós do Solidariedade estamos de parabéns por ele estar no nosso partido. O nosso partido estar bem representado por estes dois grandes parlamentares.
7. Como o Sr. avalia o cenário político atual em Coelho Neto?
Neste momento é mais pra se ouvir, mas não se pode calar diante dos fatos acontecidos, como a briga do prefeito Soliney e seu Vice Sérgio Guanabara. Mas esse problema eles podem resolver. Este cenário é nebuloso. Agora nós do Solidariedade vamos na busca do nosso espaço na política local, para sermos compreendido pela nossas ações tanto na política com nossa vereadora Cristiane e na política sindical com a Força
Nenhum comentário:
Postar um comentário