.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Veja aqui no Portal Leste Maranhense como foi o último adeus a mãe Dita.

Nesta segunda feira, a rotina do Povoado Cocal município de Coelho Neto, distante a 30 k da sede mudou radicalmente, com o funeral da centenária Benedita Teixeira da Silva.  A todo momento chegava gente de carro, moto, cavalo jumento e até a pé para dá último adeus a matriarca de idade mais avançada da região, a referência dos negros dessedentes de quilombos do município de Coelho Neto.







As honrarias e homenagens foram muitas, vindas de várias regiões e manifestadas de deferentes modos por tudo que ela representou nem só para o segmento negro, mas para toda sociedade coelhonetense. A professora Elena moradora no Cocal, através de uma mensagem expressou de forma linda e categórica a sua admiração por ela e sobretudo a sua importância.   

Enquanto transcorria o funeral na noite desta segunda-feira no Povoado Cocal, em Coelho Neto, na Câmara municipal a vereadora Cristiane Bacelar, Solidariedade (a Rainha da luta contra a desigualdade social no município) usou a tribuna e pediu que a Câmara enviasse uma moção de condolências e pesar à família ilutada de Benedita Teixeira da Silva por seu falecimento. Ainda em sua fala Cristiane fez um relato da trajetória brilhante da grande líder dos excluídos. Na Manhã de terça feira Cristiane Bacelar, veio acompanhar o sepultamento de Mãe Dita. Embora tenha chegado minutos depois do sepultamento devido a antecipação que estava previsto pra 9 h e aconteceu as 6 h, Cristiane ainda esteve ao lado da família e prestou pessoalmente as suas condolências.  

Na tarde de segunda-feira, o vereador Reginaldo Janse, o Cará líder do governo, na condição de amigo da família esteve no velório de Benedita Teixeira.       

Benedita não teve posses, mas conquistou fama. Não lutou de mãos armadas, mas defendeu a raça em firmes convicções e na certeza de que seus filhos, netos em fim a sua geração seria reconhecida por tudo um dia, como ela em vida viu acontecer.

 Irmã Dita também foi homenageada pela crente autentica que ela era deste os anos 80. O seu dirigente e missionário Raimundo Nonato durante a cerimônia fúnebre destacou o seu legado de mulher de Deus, de oração e fé até os últimos dias de vida.  
  
Foi impressionante a aglomeração de pessoas entre parentes, amigos conterrâneos e irmãos de Igreja que participaram do seu funeral.

Após a cerimônia religiosa celebrada pelo o pastor João Evangelista que no ato representou o Pastor Presidente Raimundo Nonato Branco, As 6 h De forma antecipado ocorreu o sepultamento de Irmã Benedita Teixeira da Silva debaixo de muita pesar e comoção.   

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário