.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

PRAZO PARA FILIAÇÃO MUDA PARA 6 MESES ANTES DAS ELEIÇÕES

O Diário Oficial da União deve publicar em sua edição desta sexta-feira (25) decreto da presidente Dilma Rousseff sancionando parcialmente o projeto da reforma política aprovada pelo Congresso Nacional. A nova lei já vai valer para as eleições municipais do próximo ano.


Líderes da base foram comunicados que a presidente vetou o financiamento empresarial de campanhas políticas mas manteve a janela de 30 dias para a mudança de partido e a redução de 1 ano para 6 meses do prazo para a filiação partidária de quem vai disputar as eleições.

A janela, ou seja, a permissão para a troca de partido de políticos com mandato que queiram se candidatar sem o risco da perda do mandato passa a vigorar no mês de março de 2016.

As novas regras de filiação partidária, que autorizam candidatos a mudarem de partido seis meses antes das eleições, poderão valer já para as eleições do ano que vem. Com isso, muitos pré-candidatos, que antes ficavam reféns de seus partidos tendo de aceitar normas impostas monocraticamente, ficam mais tranquilos e com maior liberdade de escolha, sem precisar ser refém de perseguições.

Já para os partidos, a nova regulamentação cria uma instabilidade, uma vez que o prazo que se esgotaria um ano antes do pleito será de apenas seis meses para decisão final com relação a chapa.

Vamos aguardar para ver como os vereadores e pré-candidatos irão responder a essa mudança.

Os partidos que estão mais estabilizados e mantém um diálogo com seus candidatos afirmam que estão muito tranquilos, mas os partidos que achavam que tinha total poder sobre seus candidatos a vereadores já começam a sentir insegurança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário