.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Execuções de blogueiros no Maranhão preocupa Abraji; Até agora ninguém foi preso

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) se pronunciou, na quinta-feira (26), sobre as recentes mortes, em menos de um mês, de dois blogueiros no interior do Maranhão.
Blogueiros Ítalo Diniz e Orislândio Roberto Araújo (conhecido como Roberto Lano) foram assassinados no interior do Maranhão

Ítalo Diniz e Orislândio Roberto Araújo (conhecido como Roberto Lano) mantinham blogs com assuntos sobre a região e críticas à políticos locais. Ambos foram executados e até o momento ninguém foi preso pelos crimes.

Ítalo foi assassinado a tiros em Governador Nunes Freire, em 13 de novembro. Roberto Lano executado, oito dias depois, em Buriticupu.

Segundo a Associação, desde a semana passada o órgão apura as circustâncias das mortes dos comunicadores. “Para colegas de Ítalo Diniz, o crime foi represália a sua atuação no blog. (…) Uma pessoa próxima a Diniz disse à Abraji estar certa de que a morte dele teve razões políticas.” , diz texto da Abraji.

A Abraji pede que os casos sejam apurados com precisão e celeridade a motivação de cada um dos crimes pelas autoridades maranhenses. “É preciso esclarecer se as execuções foram consequência do que os blogueiros publicavam e punir os responsáveis. Só assim será possível evitar novos crimes contra a liberdade de expressão” , finaliza o texto assinado pela diretoria da Associação. Veja o texto completo aqui
Investigações
O Blog procurou a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança para saber sobre o andamento das investigações.
As mortes estão sendo investigadas pela Superintendência de Homicídio de Proteção à Pessoa (SHPP), mas até o momento ninguém foi preso.
Em nota sobre o assassinato de Roberto Lano, a SSP diz que a polícia trabalha com várias linhas de investigação, que apontam para um crime de encomenda, e que não irá dar detalhes sobre o andamentos da apuração.

Abaixo a nota na íntegra

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) informa que já iniciou a investigação para esclarecer a morte de Orislândio Timóteo Araújo, também conhecido como Roberto Lano, blogueiro e produtor cultural no município de Buriticupu.
A Polícia trabalha com várias linhas de investigação, que apontam para um crime de encomenda. O delegado que acompanha o caso já tem as imagens da ação criminosa que estão sendo analisadas para identificar e prender o executor e, com isso, chegar ao possível mandante do crime.
A SSP informa que não vai detalhar o andamento da apuração, para não atrapalhar o processo de investigação até a conclusão do inquérito.


Blog do Luis pablo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário