.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Evento que marcou o ano de 2017: Aberto com sucesso a 1º Conferência Morros Garapenses

Com os objetivos de discutir o Plano de Manejo da APA dos Morros Garapenses, a Unidade dos munícipios e das pessoas e instituições sociais e politicas que fazem parte dessa área de proteção ambiental, juntamente a IV Eleição do CONAMG – Conselho Consultivo da APA.

Foi aberto com sucesso a 1º Conferência na noite do dia 17 de Novembro, tendo a presença de duas Superintendentes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Janaina Dantas, e Conceição Marques; do Prefeito de Duque Bacelar, Jorge Oliveira, diversos vereadores de Buriti, Duque Bacelar, Coelho Neto, com Secretários municipais de Meio Ambiente e Agricultura das cidades garapenses, além dos membros do CONAMG, diversos servidores da SEMA-MA, ambientalistas, lideres sindicais de diversas classes, professores, jovens e religiosos.
Antes das falas das autoridades, foram cantados os hinos do Brasil e Duque Bacelar, e organizado um momento de espiritualidade por irmãs salvatorianas.

Discursando na abertura da mesa a Superintendente Janaina Dantas disse que o plano de Manejo é política necessária para a APA dos Morros Garapenses, e que o que será elaborada nos Morros Garapenses será o primeiro com grande participação, devido ser a APA ter sido criada pela mobilização popular. 

O prefeito de Duque Bacelar, Jorge Oliveira, leu um significativo discurso da importância de se trabalhar as políticas de Meio Ambiente, sendo bem elogiado pelo apoio que sempre deu as questões ambientais, muito antes de ser gestor do município. 

O ambientalista Francisco Carlos Machado, que juntamente com os fundadores da ABAMA idealizaram a APA dos Morros Garapenses, lendo também um discurso, fez um breve relato da criação da APA, discutindo sobre o Plano de Manejo, a necessidade dos habitantes se unirem e participarem da gestão da mesma, fortalecendo a unidade regional e cuidando do meio ambiente, pois ninguém o enfatizou, poderá viver sem o ambiente destruído. Seu discurso carregado de sentimento emocionou os presentes. 

Após os discurso foi organizado a mesa de diálogo com os ambientalistas Gilson de Morais e Francisco Carvalho, de Coelho Neto, com Rosilene Machado e Francisco Carlos, que discutiram sobre os benefícios que a APA dos Morros Garapenses em seus nove anos de criação já trouxe a população da região nas áreas de políticas públicas ambientais, conservação e preservação dos ecossistemas, cultura, educação, unidade de Igrejas cristãs, etc, através de diversos projetos feitos pelo SEMA, CONAMG, AGPA, ABAMA, e parceiros como a A Rocha Brasil. 
O evento teve continuidade com as perguntas aos palestrantes da mesa de diálogo e um laudoso coquetel.


Contribuição Francisco Carlos/imagens Studio Max

Nenhum comentário:

Postar um comentário