.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sábado, 25 de janeiro de 2020

.Prefeitura de Santa Quitéria-MA prepara o Dia D do "Janeiro Roxo" em alerta a hanseníase

A prefeitura de Santa Quitéria por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará no próximo dia (30/1), o Dia D da Campanha do "Janeiro Roxo", mês de conscientização e combate a hanseníase.

A ação é voltada para as pessoas que têm os seguintes sinais e sintomas:

• Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com perda de sensibilidade;
• Dormência prolongada, caroços, inchaço, diminuição de pelo e diminuição de suor em algumas partes do corpo.

O convite se estende às pessoas que convivem ou conviveram com quem já recebeu o diagnóstico de hanseníase.

A ação acontecerá em frente ao Hospital Municipal Dr. Zeca Moreira, a partir das 8 horas da manhã, com panfletagens, orientações e testes de sensibilidade.

Hanseníase
A hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, causada por uma bactéria e que afeta a pele e os nervos periféricos, em especial os dos olhos, braços e pernas. A hanseníase tem cura e se tratada precocemente e de forma adequada, pode evitar sequelas.

Qualquer mancha na pele ou área de pele aparentemente normal, mas com alteração de sensibilidade, pode ser hanseníase. Neste caso o paciente deve procurar uma unidade básica de saúde de seu bairro para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento. A hanseníase é transmitida por meio das vias respiratórias, tosse e espirros emitidos por uma pessoa contaminada e por contato prolongado.

Importante lembrar que não se contrai hanseníase por meio de copos, pratos, talheres, nem em assentos, apertos de mão, abraço, beijo, picada de inseto, aleitamento materno, doação de sangue, relação sexual ou gravidez. O tratamento tem duração de seis a 12 meses.


Do CN1

Nenhum comentário:

Postar um comentário