Segundo o Portal Na Hora, os urubus eram vendidos numa feira, em Manaus
Imagens impressionantes de pessoas abatendo urubus e vendendo a carne das aves como se fosse galinha, supostamente numa feira de Manaus, viralizam na internet no último sábado (4). Mas, no domingo (5), o site Boatos investigou o caso e confirmou que a venda dos urubus não tinha ocorrido no Brasil.
Segundo o site, as imagens dos urubus circularam em países de língua espanhola muito antes de chegarem aqui. Os primeiros registros de denúncia surgiram em Honduras. Depois, circularam em Nicarágua, Costa Rica e México. Só depois desse trajeto é que a denúncia se tornou “brasileira”.
Com muitas versões da história na internet, torna difícil identificar de onde realmente é o local de venda desses urubus. Mas já se pode ter certeza de que não é no Brasil, uma vez que a cronologia da denúncia não condiz com a propagação da história e com a falta de repercussão entre as autoridades brasileiras.
Nos cliques, é possível ver os urubus sendo depenados e as cabeças ao lado. A carne da ave estaria sendo vendida a preço “promocional”: R$ 5, o quilo. Os urubus foram capturados com linha de pesca e anzóis com isca, também segundo a publicação.
“O preço é 5 reais a unidade, a Fonte que nos passou a informação diz que foi vítima do golpe e alerta a população a ter cuidado, se oferecerem galinha caipira, cuidado! Você pode estar comprando carne de Urubu”, diz o portal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário