.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Rosângela Curado reage e emite nota sobre denúncia publicada em Blog

A pré-candidata a deputada federal Rosângela Curado (PDT) reagiu forte a matéria veiculada nesta quarta (02) no Blog do Itevaldo e republicada por outros blogs dando conta de um suposto desvio de recursos na ordem de R$ 8,2 milhões, quando a mesma exercia a titularidade da Secretaria de Saúde em Coelho Neto.


A seguir a íntegra da nota
Prezado jornalista,
Hoje pela manhã fui surpreendida por uma matéria publicada em seu blog (02) com o título “Uma das ‘vices’ de Flávio Dino desviou R$ 8,2 milhões do SUS”, em uma denúncia que envolve meu nome, durante período que exerci o comando da Secretaria de Saúde da cidade de Coelho Neto.
Pois bem, como regem as regras do bom jornalismo, a notícia precisa ter os dois lados e, considerando que antes que a matéria fosse publicada não fui consultada de nenhuma forma, venho expor o que abaixo segue:
1. Acho importante pontuar que não sou “uma das vices” de Flávio Dino, mesmo porque o cargo de vice é de apenas uma pessoa e, até onde sei, o nome que deve ocupar essa função ainda não foi anunciado pelos partidos da oposição.
2. A matéria diz que fui “flagrada”, como se eu tivesse sido abordada de surpresa, o que não é verdade. A título de informação, fui gestora de saúde de três municípios (João Lisboa, Imperatriz e Coelho Neto), e dentro do Sistema Único de Saúde-SUS, essas auditorias são de rotina, normais, extremamente necessárias e com as quais sempre pactuei em meus mais de vinte anos de experiência com o SUS;
3. É bom destacar que a Clínica citada na matéria, fora habilitada para desenvolver a campanha pelo próprio Ministério da Saúde. Então, se foi credenciada pelo Ministério, subentende-se que a documentação apresentada pela Clínica estava em conformidade com as exigências do próprio Ministério da Saúde;
4. Outro trecho da publicação diz respeito ao campo de atuação da campanha. Esclareço que não houve determinação do Ministério da Saúde para que a ação fosse realizada em apenas quatro cidades. Os mais de 190 mil atendimentos citados na matéria, foram realizados, na verdade, em 121 municípios de todas as regiões do Estado, em regime de mutirão, como comprova toda a documentação entregue ao Ministério da Saúde e órgãos competentes;
5. É bom salientar que o Ministério da Saúde só libera as APACS – Autorização de Pagamento de Alto Custo – após comprovada regularidade do corpo técnico e habilitação da Clínica contratada, já que as ações são feitas com recursos FAEC/Extra Teto, que é de livre demanda, o que permite a ampliação dos atendimentos;
6. O município de Coelho Neto era apenas a unidade repassadora dos recursos para a prestadora de serviço, no caso, a clínica devidamente credenciada pelo Ministério.
7. O município de Coelho Neto, como responsável pelo sistema, possuía equipe de Auditoria, Controle e Avaliação, além da Controladoria Interna. Todos os recursos destinados ao programa de glaucoma foram processados e a comprovação do pagamento ao prestador de serviço foi devidamente auditada por um médico auditor do município;
8. Por fim, esclareço ainda que, até a presente data, nunca fui chamada nem mesmo a ser ouvida em qualquer processo. Fui apenas citada para fazer defesa escrita, o que já foi devidamente feito ao Ministério da Saúde. Ressalto que eu era apenas a gestora da área de saúde de Coelho Neto.
Caro jornalista, não faz parte do meu histórico de vida a má utilização dos recursos públicos. Tanto que as pessoas que me conhecem me respeitam justamente pela minha posição firme em relação à defesa do bem comum.
Por fim, coloco-me inteiramente à disposição para qualquer esclarecimento em relação ao assunto tratado. A você e a qualquer outra pessoa ou órgão competente. Por respeito à minha história de vida, ao bom jornalismo e, principalmente a seus leitores que merecem ser informados com a verdade.
Atenciosamente
Rosângela Curado



Nenhum comentário:

Postar um comentário