.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Pioneiro! Há 50 anos Magno Bacelar inaugurava a primeira emissora de TV do Maranhão

Há exatos 50 anos atrás o coelhonetense Magno Bacelar e o irmão deputado Raimundo Bacelar através de uma ação pioneira no Estado inauguravam a primeira emissora de TV do Maranhão. A TV Difusora foi criada em 29 de novembro de 1962 e entrou no ar no dia 9 de novembro de 1963 pelo canal 4 VHF.
200331_104949086255569_918676_nAo ser criada e entrar no ar, tornou-se a primeira e a mais antiga emissora de TV no Maranhão. A inauguração da emissora ocorreu às 20 horas, e contava com a presença do Ministro da Justiça do governo de João GoulartAbelardo Jurema, dos governadoresNewton Bello (Maranhão), Miguel Arraes (Pernambuco) e Petrônio Portela (Piauí). A TV Difusora estava instalada no 9º andar do Edifício João Goulart, no Centro de São Luís. Ela pertencia à família de políticos Bacelar, responsável pela instalação das primeiras emissoras de rádio e TV nos estados do Maranhão e Piauí.
Quem batizou os estúdios foi o monsenhor Osmar Palhano de Jesus e no dia da inauguração estavam na equipe: Luiz Cardoso de Almeida, técnico; Nonato Lemos (Pudim), Operador de Transmissor; Antonio Vieira e Ribamar Fernandes (Escurinho do Samba), Telecine; Haroldo Rêgo, Direção de TV; Douglas Santos e Euclides Marinho (Lourinho), Câmeras; Elvas Ribeiro (Parafuso), Controle de Áudio; Roberto Marassi e George Ohnet, Diretores Artísticos; Genes Soares, Cenógrafo; Bernardo Almeida, Fernando Cutrim e Leonor Filho, Apresentadores.
No dia de sua inauguração, a TV Difusora apresentou três atrações: às 20h, ocorreu a festa de abertura; às 20h30, foi apresentada uma atração musical, e às 21h, um programa de auditório. Por fim, às 21h45, entrou no ar um telejornal com 15 minutos. Naquele dia, poucas pessoas tinham aparelho de televisão para acompanhar a estréia da televisão no Maranhão.
No dia seguinte, estreou o telejornal Bom Dia Maranhão, o primeiro e o mais antigo programa local da televisão maranhense, que está no ar até hoje e é talvez o mais antigo telejornal do Brasil. Tem como características a multiplicidade de programas produzidos na própria emissora, interagindo com a comunidade.
O maior feito dessa emissora em 1963, na verdade, não foi a sua inauguração e sim a entrevista com o ex-Presidente da República e então Senador pelo Estado de Goiás,Juscelino Kubitschek (na foto ladeado pelo deputado Raimundo Bacelar), que havia acontecido horas antes da inauguração da TV Difusora. Kubitschek deu em primeira mão à emissora, a notícia em que pretendia ser candidato à presidente da república nas eleições de 1965. Logo após suas declarações, a notícia repercutiu em todo o país e aumentou a credibilidade da recém-inaugurada emissora. No entanto, devido ao golpe militar de 1964, não houve eleição naquele ano.
20131108_185558Em 1964, menos de um ano depois de inaugurada e para ampliar mais horas da programação, filiou-se às Emissoras Unidas (que a partir de 1967 passavam a se chamarRede de Emissoras Independentes), lideradas pela TV Record de São Paulo (antecessora da atual Rede Record) e TV Rio. Como na época não haviam transmissões via satélite (o que só iria ser implantado no Brasil em 1969), toda a programação da TV Record era recebida via malotes de avião diretamente da cidade de São Paulo, o que gerava atrasos de 2 a 3 dias em relação a exibição original. As imagens da Record exibidas pela Difusora eram feitas de Quadruplex e películas de filmes.
Os programas de maior sucesso da Record exibidos pela TV Difusora foram os festivais musicais da Jovem Guarda, o vale-tudo (tendo destaque em todo Brasil, o lutador brasileiro Ted Boy Marino, e as séries americanas (como a série dos anos 60, Perdidos no Espaço).
Em 1968, as emissoras componentes da REI, TV Record e TV Rio, começaram a divergir na programação das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Isso acabou criando várias desavenças entre as duas emissoras e a programação da REI acabou prejudicada. Isso gerou uma insegurança na TV Difusora, e ela então decidiu não manter a programação da REI, ao anunciar que a trocaria por outra emissora: a TV Globo Rio de Janeiro, antecessora da atual Rede Globo. Além disso, os programas da REI que fizeram sucesso outrora, acabaram terminando, e isto virou outro motivo para a Difusora largar a REI. Ainda no ano de 1968, os dirigentes da Difusora foram para o Rio de Janeiro para negociar com a TV Globo, na qual foi assinado o contrato de afiliação.
A TV que hoje é comandada pela família Lobão completa exatos 50 anos e nesta sexta-feira (08), o Sistema Difusora de Comunicação reúne as afiliadas no Maranhão para a convenção dos 50 anos da TV Difusora, a quarta emissora de televisão mais antiga do Brasil. Durante o dia foram debatidos temas como mercado e cobertura jornalística. A reunião está foi preparada nos últimos meses e tem como fundamento a integração das afiliadas com a cabeça de rede especialmente na área jornalística.
dsc03807olÀ noite será realizada a sessão solene dos 50 anos da Difusora com a presença de autoridades estaduais e federais e de representantes do Sistema Brasileiro de Comunicação. A Difusora retransmite o sinal do SBT há mais de duas décadas, sendo uma das mais antigas parceiras do grupo Sílvio Santos.
A solenidade será transmitida ao vivo pela TV a partir das 21 horas. Serão agraciadas 50 personalidades e ex-funcionários e funcionários que construíram a História da Difusora em meio século. Os Correios vai lançar um selo comemorativo dos 50 anos e o cantor Tom Cleber fará um show para os convidados. Também haverá apresentação do Coral Santa Cecília.
No sábado, haverá um culto ecumênico em ação de graças para funcionários e parceiros. Tanto a solenidade como o culto serão realizados no pátio da TV Difusora, no bairro da Camboa, em São Luís.
Com informações da Wikipedia e Tv Difusora

Nenhum comentário:

Postar um comentário