Parceria fechada entre a Prefeitura de Anapurus e o Cartório, garantirá que a partir do próximo mês, todos os recém-nascidos sejam registrados gratuitamente ainda no hospital, garantindo acesso aos programas sociais e gratuidade no registro de nascimento, uma iniciativa que beneficiará principalmente as famílias mais carentes do município, que muitas vezes não tem condições financeiras de pagar pelo documento.
A certidão de nascimento é o primeiro passo para o pleno exercício da cidadania. Ela comprova sua existência, seu local e data de nascimento, o nome dos seus pais e avós.
Sem esse documento, os cidadãos ficam privados de seus direitos mais fundamentais e não tem acesso aos programas sociais. E quando adultos, não podem obter a carteira de identidade (RG), CPF e outros documentos.
Tirar uma certidão de nascimento é um processo fácil, rápido e o ideal é que os bebês já saiam das maternidades com nome e sobrenome.
A falta do registro de nascimento é uma violação a um direito fundamental de todas as pessoas: o direito a um nome. Além disso, não ter registro de nascimento causam às crianças dificuldades de acesso a serviços sociais básicos. “Nosso hospital tem a vocação de cuidar de áreas muito delicadas, como a materno-infantil, e é por isso que é merecedor do recebimento de tão valorosa iniciativa”, destacou a Prefeita Vanderly.
Via Portal CN1
Nenhum comentário:
Postar um comentário