.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Onça amedronta agricultores em Baixa Fria, Coelho Neto.

 Onças causam terrores, medo e preocupação aos agricultores da agricultura Familiar, que trabalham no vale chamado de Boqueirão da Lama, no Povoado Baixa Fria, há 25 km de Coelho Neto.
O Boqueirão da Lama é um centro histórico de parte dos lavradores daquela localidade executarem suas atividades na agricultura de subsistência e fica aproximadamente há três km da região povoada da região norte do lugarejo.
Em setembro do ano passado o lavrador Jose Rodrigues o Santana, filho de Luís Rodrigues (um dos fundadores do Povoado Baixa Fria) quando trabalhava em sua roça no Boqueirão da Lama viu duas onças pretas. “Eu estava em minha roça, quando eu ouvi o barulho eu pensando ser outra coisa fui vê. Ao chegar lá era duas onças pretas brigando, quando me observaram ficaram abismadas e depois saíram, mas não me ataram, “conta seu Santana.
Seu Bil e Zé Vaqueiro observa o rasto da onça 
Zé Vaqueiro, seu Bil, Didi e Zé Cantor  integrantes da comitiva que a covite do Portal Leste Maranhense foram ao Boqueirão da Lama, observar algo que viesse a comprovar estada de onças por ali 

Outra prova de quem as onças estão nas imediações do Boqueirão da Lama no Povoado Baixa Fria é que motoristas e motoqueiros que trafegam a estrada vicinal que fica nas proximidades da região, tem visto constantemente elas atravessando a estrada. Segundo relatos de quem já viu as onças atravessando a estrada existe também a pintada, (espécie considera valente) 
“Agora, a coisa mudou. As onças andam nas veredas que dão acesso as roças e capoeiras nossa aqui a qualquer hora do dia e rosna com qualquer um, como que quisesse dizer que não tem medo de ninguém, “afirmar seu Bil.
Depois que o lavrador Francisco Lopes, o Chico Lú
cio, cobriu com seu chapéu o rasto da pata de uma delas pra mostrar aos demais amigos e companheiros de trabalho a onça se iriou contra ele e de muitas formas tem demostrado essa insatisfação. Por onde Chico Lúcio passa o animal persegue e azunha com suas patas.
Depois dessa história ganhar notoriedade (lembrando que respeitamos as normas ambientalistas e as leis que protege os animais) nossa equipe querendo constatar in loco, convidou uns homens com certa experiência com a fauna da região e fomos ao Boqueirão da Lama.
Pegada de onça na areia 
   
Veja onde ela azunhou 
Fazendo parte da delegação estava o seu Wilson Rodrigues o Bil,(filho mais velho do seu Luís Rodrigues, um dos fundadores do vilarejo Baixa Fria,) que se fez acompanhar do seu filho Ivanildo,  José Teixeira, o Zé Cantor do Povoado Cocal, José Quintino, o Zé Vaqueiro, do Povoado Cafundó e Raimundo Filho o Didi da Baixa Fria.
Constatamos os vestígios da onça por muitos lados através dos rastos. “De acordo com o seu Bil este mais agressivo é um macho.

Os lavradores tem uma consciência ampla quando se trata de meio ambiente e são conscientizados da necessidade de preservar os animais, mas se preocupam com a integridade física deles, dos filhos e esposas, com as constantes ameaças dos felinos que a cada dia que passa avança em direção as residências. Embora com esta situação os agricultores, são obrigados a continuar na busca de suas sobrevivências.             

Nenhum comentário:

Postar um comentário