.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Cruz reencontra amigo sindicalista e lamenta morte de Severino de Afonso Cunha.

Ontem 12 de junho, enquanto assistia ao jogo de abertura da copa do mundo 2014, entre Brasil e Croácia, em sua residência o ex-prefeito de Coelho Neto, Ex- sindicalista Antonio Cruz, recebeu uma grata surpresa.

Além da vitória do Brasil de 3 a 1 encima dos croatas, Cruz recebeu em sua casa, o sindicalista codoense Francisco da Silva Ribeiro, o Chico do Moque, que há anos não se viam. Os dois aproveitaram o reencontro e relembraram momentos que para eles foram marcantes da luta.
Chico do Moque, foi Presidente por dois mandatos do Sindicato dos Trabalhadores na Industria da Construção Civil Cimento, Cal e Gesso na cidade de Codó.

Entre os momentos de destaque da história do movimento sindical de Coelho Neto que Chico Moque, esteve presente estão; a fundação do SINPACEL, a famosa greve no Grupo Industrial João Santos, em 1991.
Em 1992 aconteceu em Codó a histórica greve na empresa do Grupo João Santos e lá estava Cruz.

Outra coisa inesquecível da vida sindical de Antonio Cruz e Chico Moque, foi quando do Massacre de Eldorado dos Carajás,em 17 de abril de 1996 no município de Eldorado dos Carajás, no sul do Pará quando,Dezenove sem-terra foram mortos pela Polícia Militar do Estado do Pará. O confronto ocorreu quando 1.500 sem-terra que estavam acampados na região decidiram fazer uma marcha em protesto contra a demora da desapropriação de terras, principalmente as da Fazenda Macaxeira que Cruz foi designado para ir ao local do conflito representando o movimento sindical Brasileiro, Chico Moque, estava presente também no Congresso em São Paulo.
            
        Morte de Antonio Severino Viana.

Durante a conversa dos dois Sindicalistas dos anos 9o que hoje estão aposentados Antonio Cruz, lamentou profundamente a morte de Antonio Severino Viana, fundador do(STTR) Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Afonso Cunha, ocorrido anteontem.
Para Antonio Cruz, Severino, foi uma fonte de inspiração para ele, entrar na vida sindical.
“Lamento muito a morte de meu amigo Antonio Severino Viana, um abnegado companheiro da vida sindical do Baixo Parnaíba. Posso dizer que Severino, foi a minha fonte de inspiração para eu entrar na vida sindical. Ele levou a sua vida toda envolvido na luta. Severino Tem uma história fantástica e Afonso Cunha, sabe disso. Posso dizer; me alegrei com a vitória do Brasil, mas estou consternado e pesaroso pela a morte de meu amigo o guerreiro Severino,” relatou Antonio Cruz.

     


Nenhum comentário:

Postar um comentário