.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Simplício defende papel conciliador do governo estadual com os sistemas de saúde municipal e federal

O deputado federal Simplício Araújo (Solidariedade/MA) defendeu a importância do papel conciliador do governo estadual com os sistemas de saúde do município e da União. A afirmação foi feita durante o evento “Diálogos com Médicos”, promovido pelo  pré-candidato ao governo do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), ocorrido quarta-feira (11) em São Luís.


Simplício afirmou que hoje não há uma conversa sobre ações compartilhadas para melhorar o sistema para pacientes e profissionais. Sobre o programa Saúde é Vida, desenvolvido pelo executivo estadual, o parlamentar acredita que da forma que vem sendo executado não reflete em melhorias no sistema.
“A construção desses hospitais não representou a melhoria no atendimento a saúde no estado. É preciso trabalhar políticas de saúde e enfrentar a falta de médicos, de recursos e de relação do município com o Governo do Estado. Um reflexo disso é que os maranhenses continuam buscando saúde em estados vizinhos”, contou. O deputado criticou também a falta de apoio do Estado às políticas municipais citando como exemplo as cidades de Imperatriz e Caxias, que tiveram a retirada dos recursos e desenvolvem as ações de saúde com muita dificuldade.
O fracasso no setor de saúde como um todo decorre de uma série de problemas, que vão desde sérias falhas de gestão, a não correção da tabela do SUS, falta de investimentos em infraestrutura, de incentivo aos profissionais. É por isso que, mesmo com mais de 12 mil médicos importados e trabalhando desde o final do ano passado, os corredores dos hospitais continuam abarrotados, faltam leitos e a fila para se marcar uma consulta pelo SUS se estende nas madrugadas, e os profissionais sofrem para salvar vidas, em meio à falta de equipamentos básicos e de instalações adequadas.
“Os médicos brasileiros pedem e merecem respeito. Clamam por uma gestão decente e meritória, por investimentos na infraestrutura da rede, por um plano de carreira, querem oportunidades sólidas de trabalho, sem preferências. Eles também desejam mudanças, sentimento que a cada dia se torna mais forte nos brasileiros, de todas as profissões e Estados”, finalizou o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário