.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sábado, 14 de maio de 2016

João Henrique de Almeida Sousa é o nome é o homem!!

Como um dos mais influentes peemedebistas piauiense, João Henrique participou da alta cúpula do partido nos momentos que antecederam à chegada de Michel temer ao Planalto! 


Filho de Deudedit Sousa e Elita Raulino de Almeida Sousa, Dr. João Henrique é Advogado com bacharelado em Direito na Universidade católica de Pernambuco. Após viver dois anos em São Lourenço da Mata, João Henrique retornou ao Piauí.
Presidente interino Michel Temer, e o ex-ministro dos Transportes no Governo FHC, João Henrique.   


João Henrique de Almeida Sousa fez carreira politica na antiga ARENA. Um dos principais motivos que o levaram ao partido dos Militares foi o bipartidarismo, do então cenário politico da época. Foi só acontecer a reforma partidária que trousse de volta o pluripartidarismo Henrique escolheu o PMDB, como seu lar partidário, a agremiação politica que saia do forno fortalecida pela luta incessante do guerreiro MDB, que fez um papel mais do que necessário e importante nos anos de chumbo.

Esta brava e corajosa atitude de Dr. João Henrique mostrou o perfil e linha de atuação politica que ele queria seguir que era ao lado dos menos favorecidos. Não precisa ser historiador ou cientista politico para saber que desde a criação do PMDB até o fim do Regime Militar, os pemedebistas sofreram bastante em prol do Brasil. Este combate constante de expressão nacional sempre tinha as digitais legíveis deste combatente piauiense.

Paralelo a isso Dr. João Henrique foi Sócio e depois presidente do Rotary Clube de Teresina (1980-1981) e presidente do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação de Futebol do Piauí (1983-1984). Foi também secretário-geral do Sindicato dos Bancários do Piauí e secretário do Sindicato dos Empregados dos Estabelecimentos Bancários de Teresina e conselheiro seccional da Ordem dos Advogados do Brasil.

No segundo governo Alberto Silva (1987-1991) foi Secretário de Governo, diretor do Diário Oficial do Estado, Secretário de Cultura e Secretário de Educação.  Renunciou a este último posto para se candidatar a deputado federal, sendo eleito em 1990, a 1994. Em 1998 não disputando um novo mandato após ser nomeado Ministro dos Transportes pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. Nos dois primeiros anos do governo Lula João Henrique, foi presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Posteriormente foi assessor do governador Wellington Dias e Secretário de Governo do prefeito de Teresina, Elmano Férrer.

Em 2013, o ex-ministro João Henrique Sousa, secretário-executivo da  FUG (Fundação Ulysses Guimarães), coordenou um grupo de estudos responsável pela elaboração da proposta do PMDB para reforma política,   da Câmara Federal . O documento foi encaminhado ao vice-presidente Michel Temer por integrantes da comissão especial e pelo presidente da FUG, ex-ministro Elizeu Padilha. A proposta, segundo João Henrique, contemplou pontos polêmicos da reforma política, como eleições gerais unificadas, voto distrital, financiamento público de campanhas eleitorais, coligações proporcionais e a possibilidade para mudanças de legendas sem punições, a famosa janela.

O ex-ministro e vice-presidente do diretório estadual do PMDB, no Piauí, João Henrique Sousa, agiu como sempre, de forma conciliadora no imbróglio de expressão nacional envolvendo o partido e os Ministros: Marcelo Castro(saúde)  Celson Pansera (Ciência e Tecnologia), Eduardo Braga (Minas e Energia), Mauro Lopes (Secretaria da Aviação Civil), Kátia Abreu (Agricultura) e Hélder Barbalho (Secretaria de Portos), no quesito rompimento do PMDB e governo Dilma. João Henrique tirou de letra em mais uma missão que lhe cofiou a alta cúpula do Partido a favor do Brasil.    

É com este brilhante currículo que o ex-ministro piauiense com grande prestigio nacional e correligionário de primeira hora e amigo próximo, do vice-presidente Michel Temer, que agora é o Presidente da Republica interinamente, segue contribuindo com o seu estado e com o Brasil.

O vice-presidente da República, Michel Temer, começou a montar a equipe da Secretaria de Relações Institucionais, que foi incorporada às suas funções.
Para secretário-executivo, ele convidou Dr. João Henrique Sousa. João Henrique deve ser responsável pelo contato político do Planalto com parlamentares.

            ‘

            ‘


Nenhum comentário:

Postar um comentário