.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Maranhão fará parte do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Famíliar


A Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) recebeu, na quarta-feira (15), a assessora do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Maridalva Lopes, para uma apresentação do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF). A Secretaria passará a fazer parte do Programa em breve, após assinatura do termo de cooperação técnica entre o Ministério e a Sema.

“Entendemos que a Educação Ambiental é trabalhada, mas de forma tímida no ambiente rural, por isso a preocupação do Ministério em levar o programa para o Brasil”, comentou a assessora do MMA.

O Programa foi institucionalizado em 2012 e já conta com planos construídos ou em fase de elaboração em 13 localidades. O Maranhão está em fase de elaboração, assim como o Distrito Federal.

O planejamento que regerá o Programa no Estado será discutido de forma participativa durante oficinas, com a participação de órgãos federais, estaduais e municipais e membros da sociedade civil organizada. Na ocasião, será formado, também, um grupo gestor, que coordenará as ações no Maranhão.

“A implantação do referido Programa no Maranhão, que tem como público alvo os agricultores familiares, irá contribuir para o desenvolvimento rural sustentável no nosso estado. A parceria da Sema com o MMA para implantação do PEAAF envolve ações educativas que buscam estratégias para o enfrentamento da problemática socioambiental rural, sendo de extrema importância a participação do público envolvido com a agricultura familiar”, destacou a superintendente de Educação Ambiental da Sema, Ana Paula Rios. No estado o Programa também contará com a parceria da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF).

O Programa

O PEAAF é resultado de reivindicação do “Grito da Terra”, marcha dos trabalhadores rurais realizada anualmente em Brasília, promovida pela Confederação Nacional da Agricultura (CONTAG) desde 2009. Por meio de ações educativas articuladas entre setores do governo e da sociedade, o programa busca a construção coletiva de estratégias para o enfrentamento da problemática socioambiental do meio rural.

Seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento rural sustentável e a regularização ambiental das propriedades rurais voltados para a agricultura familiar, tendo como referência a agroecologia e práticas produtivas sustentáveis, por meio de processos educacionais críticos, participativos e dialógicos que promovam a formação, capacitação, comunicação e mobilização social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário