A aguerrida e idealista oposição de Coelho Neto, têm uma história brilhante e construtiva no cenário do desenvolvimento do município.
Dr. Adelson Lopes, Reginaldo Sousa, e Antonio Cruz, em reunião do PMDB, no anos 80
Repressões, ameaças, e passagens por situações constrangedoras: foi assim que os idealizadores e criadores da oposição de Coelho Neto, enfrentaram a militância política ao longo dos anos 80, em pleno Regime Militar.
Os últimos anos de chumbo foram terríveis como os primeiros. Em Coelho Neto em nada era diferente: os governantes integrantes dos quartéis reprimiam e usavam muitos subterfúgios para se perpetuarem no poder.
Neste cenário de crueldade e indefinição, nasceu à oposição de Coelho Neto.
Em 1982, foi à primeira vez no município, desde o golpe Militar, que as eleições municipais obtiveram dois candidatos a prefeito, na disputa.
Do lado do prefeito Dr. Benedito Duarte, (os aliados do regime militar), o candidato era Raimundo Guanabara, que tinha como vice-prefeito Dr. Adelson Lopes. Na recém criada oposição, o candidato a prefeito era o comerciante “Ferraz”. Não, foi eleito. Mas marcou terreno.
Em 1986, já rompido do grupo da situação o vice-prefeito Dr. Adelson Lopes, é o candidato a deputado estadual da oposição em Coelho Neto, que crescia a todo vapor, inclusive, sendo o mais votado no município.
O sentimento de mudança tanto na esfera federal quanto, estadual e municipal era tão grande, dentro da massa popular que os movimentos sociais reagiam de forma urgente e evolvendo a população em geral.
Embora Dr. Adelson Lopes, não tenha sido eleito, mas sua candidatura foi combustível decisivo para alimentar o idealismo, a brava militância e o sentimento de mudança que veio acontecer mais tarde.
A oposição elegeu na época os vereadores: Reginaldo Sousa, Nestor Sávio, e José Farias, dando um grande exemplo de democracia e liberdade.
Em breve, estaremos falando sobre a participação da oposição de Coelho Neto, nas DIRETAS JÁ (Movimento cível de reivindicações por eleições presidenciais direta no Brasil ocorrido de 1983 a 1984.
Nenhum comentário:
Postar um comentário