.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 13 de agosto de 2013

As Novas do Leste Maranhense

                                         Editorial da Coluna
                                        
                         Sobre pressão

Em matéria recente, quando o Portal Leste Maranhense falando da ex-secretária de Saúde de Coelho Neto, Rosângela Curado,  dissemos que da forma em que está a saúde de Coelho Neto, coisas pequenas e sem muita importância feita por ela enquanto secretária, com o arruinar das coisas, ia ser visto como avanço, isto já está acontecendo.
Marinava Lima uma líder corajosa. 
A delegada sindical Marinalva Lima, dos (ACS) Agentes Comunitários de Saúde de Coelho Neto, procurou o Portal Leste Maranhense, mais precisamente a coluna, “As Novas do Lestes Maranhense”, para lamentar profundamente a situação precária que estão trabalhando estes profissionais da saúde.
  Segundo ela, estão sem farda, sem protetor solar, e sem outros elementos básicos do dia-a-dia, e acima de tudo sem suas conquistas trabalhistas, como insalubridade, quinquênio, há sete meses atrasado os 5%, e com outros direitos negados.
“Deste governo, nós Agentes Comunitários de Saúde ganhamos na época de Dra. Rosângela Curado, um kit contendo uma camiseta, protetor solar, uma sombrinha, uma pasta com bloco, caneta lápis e borracha, para fazer anotações. Isto aconteceu em 2011. Agora nada.  
“Aproveito também para manifestar a minha insatisfação e de muitos colegas, que estão resistindo ir ao campo fazer vacinação canina, amanhã dia 13, (ela falava ontem, 12) por estamos atarefados com o cadastro do ESUS que é nossa atribuição. Sempre mantivemos esta parceria com eles, mais agora, não será possível. A nossa coordenadora Fabiana, está dando pressão tentado forçar-nos a ir. “Queremos que sejam respeitados nossos direitos. Somos 122 agentes que desempenhamos um trabalho. Alguns não avançam muito, mas trabalham. Outros estão doentes demais sem ter condições de ir ao campo, com 50 e 60 anos, sem um protetor solar. Só se comprar do bolso, isto é lamentável.
“Outra conquista negada é a nossa licença prêmio. Por ter sido um requerimento do vereador Osmar Aguiar, um oposicionista, nós agentes comunitários de saúde fomos tratados como oposição. Todos os vereadores aprovaram o requerimento, mas até hoje, nada. Já sentei com o prefeito, levei um livro ata constando as nossas reivindicações, enquanto ACS. Em campanha ele prometeu sentar com a categoria de três em três meses, mais nunca sentou nem uma vez. Nunca foi feito nada por nós,” lamenta Marinalva Lima.
                                      
                      
                                                 Recuperando



Vereador Osmar Aguiar. 
A coluna aproveita o momento para continuar desejando ao vereador Osmar Aguiar PT, boa sorte no seu tratamento que iniciou ontem 12, com uma intervenção cirúrgica onde a mesma foi um sucesso e o parlamentar se recupera rápido e de forma satisfatória.
Osmar Aguiar está licenciado dos seus trabalhos parlamentares por 120 dias para tratamentos de saúde.
Segundo o regimento interno da Câmara (que na minha concepção foi uma manobra) um vereador só poderá ser substituído em caso de licença se ultrapassar este prazo. Mas também neste caso diz que dá direito o parlamentar voltar na hora que achar necessária.                   
    
                               
                   
                       
                                   Vida longa e felicidades

A coluna aproveita este momento para parabenizar o senhor Nuta, do Povoado Volta irmão do ex-vereador Mariano Crateús que esteve sexta-feira dia 9, de aniversário. Para comemorar a data natalícia os irmãos dele foram até ao Povoado Volta e ao lado da matriarca da família a dona Bidoca, fizeram a festa desejando muitas felicidades a ele.
Estas felicidades chegaram em boa hora que evitaram o pior. Ao amanhecer o dia 9, Nuta como é vaqueiro foi ao campo de trabalho e por lá sofreu um pequeno acidente que foi a queda de um cavalo chegando a fraturar três costelas. Apesar do susto e do imprevisto, Nuta está em Teresina se recuperando, mas passa bem.
                                   Muda -muda 
A administração do Prefeito Soliney Silva já mudou secretário de saúde, diretor de hospital não sei quanto as vezes. Neste troca- troca, até o Dr. Noleto que é, ou era, dono do hospital já foi demitido e nem uma mudança significativa pôde ser vista em resultado de melhoramento na saúde de Coelho Neto. Cada dia que passa a situação vai de mal a pior.
Esta mudança quem é pra fazer ela é o povo. Porque o que precisa ser mudado mesmo não são os auxiliares do prefeito e sim, ele mesmo. Alguns de seus secretários e assessores até querem fazer alguma coisa, mas não consegue porque estão de frei de mão puxado pelo o motorista da máquina administrativa que é o Soliney Silva.
                              Frei de mão puxado.  
Quando o secretário de esporte Jademil Gedeon foi tirado da secretaria de esporte e levado pro SAAE pelo o prefeito Soliney a imprensa governista festejou a chegada do novo secretário Bastos e falaram que o esporte a partir daquele momento iria ser vitalizado. Nada contra o Bastos. O que aconteceu até agora de extraordinário na pasta? Não se iludam, nem aconteceu e nem vai acontecer, sabe porquê? Porque o governo municipal que está aí, já mostrou desde o início que não tem compromisso com o esporte. Pode mudar secretário e botar secretário, cada dia que passar as coisas vão regredir.
                        Pegou mal.
Veja contra foto não há argumento. 
Repercutiu mal entre os coelhonetenses a forma como o vereador Silas do Louro, se portou em solenidade de abertura da semana do estudante, na quadra de esporte Uiran Sousa na condição de vereador um representante do povo.
De bermuda totalmente boyzinho o vereador se expos ao ridículo. Silas do Louro sabe que está em seu primeiro mandato e não tem noção de como se apresentar nos eventos, para isto deve procurar orientação de sua assessoria ou alguém do cerimonial da Câmara municipal para não passar um vexame constrangedor como este. 
                                       Mudando pra melhor.
Vereador Reginaldo Janse o Cará, Democratas . 
Falar em vereador e da forma que ele tem que se portar como autoridade em solenidade, parece que o vereador Reginaldo Janse, o Cará (DEM), líder do governo na Câmara está desencorporando o “valentão do mundo,” e se adequando as regras que o edil deve andar e trabalhar no Parlamento municipal? Reginaldo Janse está trocando bordões feios e inaceitáveis para um representante do povo, como "eu sou pequeno, mas não tenho medo de ninguém” e outros que não merecem publicações, por palavras brandas sábias e comentários construtivos todos pautados na diplomacia.
Cará, como é popularmente conhecido tem sido prudente e feito o seu papel de líder governista em uma margem de diálogo e muita sapiências com os demais colegas de parlamento como os oposicionistas. Se não regredir voltando a perder a compostura de autoridade como antes, seu povo enquanto eleitores, e o povo cigano, um segmento da sociedade que ele faz parte já tanto discriminado ao longo da história humana, terão um avanço importante com sua atuação parlamentar.                                          
                         No calor da empolgação.

Esta dizem que aconteceu com um médio comerciante integrante da via alternativa de Coelho Neto.
Sem a devida noção de como fazer política embalado pela a empolgação dizem que o rapaz em uma conversa paralela disparou; “rapaz, é bom a gente apoiar pra deputado Federal essa Rosângela Curado, agora. E em 2016 apoiar ela pra prefeita. Isso foi o suficiente pra galera cair na gargalhada. Depois de sorrirem muito, dele um dos que estavam ali falou; “tu é doido bicho, a Rosângela é do lado do Soliney e vota é em Imperatriz como é que ela vai ser candidata a prefeita aqui”, explicou. 





  
                                      
                    


Nenhum comentário:

Postar um comentário