.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sábado, 19 de julho de 2014

Defensoria Pública garante a Simplício que vai acionar termelétrica para que cumpra acordo com moradores de Santo Antônio dos Lopes

Durante reunião com defensores públicos do Maranhão, nesta sexta-feira (18), em São Luís, o deputado Simplício Araújo (SD/MA) solicitou que a defensoria pública cobre da Eneva – administradora da termelétrica de Santo Antônio dos Lopes – o cumprimento do termo de adesão. Desde quando o complexo termelétrico foi instalado, em 2010, houve a assinatura de um termo de adesão que garantiria aos moradores de Santo Antônio dos Lopes realojamento para áreas mais afastadas, além de garantir a entrega de infraestrutura básica como escolas e creches. Mas, passados quase cinco anos, nada foi entregue.


Na ocasião, a defensoria garantiu ao deputado que vai acionar a empresa para que cumpra o acordo. Segundo informou, os defensores vão cobrar de imediato o pagamento dos salários prometidos desde outubro de 2012 às famílias por um período de 18 meses e que, até o momento, nada foi pago. “Nem as moradias e nem os lotes foram entregues para que os lavradores pudessem voltar às suas atividades e tirar da terra seu sustento”, disse. “Após o pagamento dos salários, é preciso garantir uma data para o remanejamento dessas famílias”, acrescentou.

O parlamentar maranhense pediu o encontro de hoje após constatar, no último dia 10, que moradores do município estão vivendo em áreas consideradas de risco por estarem perto do Complexo Parnaíba, um dos maiores complexos de geração de energia termelétrica a gás natural do Brasil.

“Muitos continuam convivendo com o barulho da termelétrica, com o cheiro de gás e são constantemente amedrontados pelos funcionários da termelétrica”, explicou Simplício. “Os moradores não podem mais fazer roça ou acender carvão pois, como a usina está ao lado, é grande o risco de incêndio. Essas famílias tinham na terra seu sustento. Não podem mais usar a terra e nem recebem compensação financeira”, lamentou.
Diante da situação, Simplício espera que a defensoria faça sua parte e que a empresa responsável dê aos moradores de Santo Antônio dos Lopes uma vida mais tranquila.

Participaram da reunião a defensora geral do Maranhão, Mariana Albano de Almeida, o subdefensor geral Werther de Moraes Lima Júnior e as defensoras Clarice Binda e Glaiseane de Carvalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário