.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Em sabatina, Flávio Dino aponta metas de governo que poderão ser cobradas anualmente

Garantia de água na casa de todos os maranhenses, redução dos índices de violência, melhoria dos indicadores educacionais e redução da mortalidade infantil. Essas são as principais metas para o governo do candidato da Coligação Todos Pelo Maranhão, Flávio Dino. Em sabatina na noite desta segunda-feira (4/8) na TV Guará, ele elencou os itens e assegurou que a população poderá cobrar resultados ano a ano. “Vocês vão poder acompanhar todos os anos a evolução dos índices do Maranhão”, disse.
 

Primeiro dos candidatos a participar da sabatina na emissora, o candidato a governador pela Coligação Todos pelo Maranhão falou sobre suas propostas para as áreas da saúde, educação, segurança, desenvolvimento econômico e meio ambiente. Organizada em três blocos, Flávio Dino respondeu a perguntas da população e dos jornalistas Marcos Saldanha (TV Guará), Raimundo Borges (O Imparcial), Gilberto Leda (O Estado do Maranhão) e John Cutrim (Jornal Pequeno).  

A primeira pergunta tratou de projetos para atrair investimentos para o Maranhão. O compromisso com o desenvolvimento econômico do Estado é um dos pontos principais da campanha de Flávio Dino.

Ele ressaltou que é preciso dar prioridade aos empresários que já investem no Maranhão, sem se esquecer de atrair novos investimentos. Flávio afirmou que os empresários que estão no Maranhão não são ouvidos atualmente. “É preciso que eles sejam respeitados”. O candidato também destacou a importância da carga tributária e do incentivo ao ambiente de negócios saudável.  
Emprego e renda

O candidato também defendeu a instalação de grandes projetos no Maranhão que garantam emprego e renda para a população. “Acredito e apoio projetos que aconteçam de fato e não que sejam usados eleitoralmente. O governo estará pronto para apoiar”, ressaltou.

Para a área da segurança pública, Flávio reforçou o compromisso de ampliar o número de policiais e bombeiros e de articular as políticas de prevenção e repressão ao crime, em ação conjunta entre governo e comunidade.  

Flávio Dino também falou da necessidade de incentivar a produção agrícola no Estado. Para isso, aposta na Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) com bons técnicos, requalificação do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) e apoio aos assentamentos. “O Maranhão é rico. O orçamento do governo é de mais de R$ 14 bilhões, mas o dinheiro é gasto com desperdício”, disse. 
Honestidade

Sobre a posição do Maranhão no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o candidato afirmou que tem consciência da necessidade de mudá-la. Para isso, falou da importância de implantar um governo honesto e colocar fim às obras fantasmas. Durante a entrevista, ele voltou a destacar que fará parcerias com os municípios e que não agirá com distinção partidária. 
“Por trás dessas estatísticas, há pessoas sofrendo, há dores, há mortos, há vidas que se perdem, há medo. Por isso mesmo defendo que haja uma virada de página. Eu acredito que um retrato como este não deve nos desanimar, e sim deve nos indignar. Uma indignação transformadora”, disse.

Na questão administrativa, Flávio enfatizou que desempenhará um governo de acordo com a Constituição e as leis do país. “Defendo a prática de um governo democrático, plural e participativo”, acrescentou. Ele falou ainda da criação da Secretaria da Transparência e Controle, que garantirá a fiscalização interna da administração e funcionará similar à Controladoria Geral da União (CGU).  
Ainda durante a entrevista, destacou outros pontos importantes de seu Programa de Governo, como o Minha Casa, Meu Maranhão, que vai construir/reformar 200 mil unidades habitacionais, e o Mais Médicos no Maranhão, com a ampliação das vagas nas universidades e instituição de carreira para os profissionais. 

Mulheres mobilizam ato em prol da candidatura de Flávio Dino

Representantes do movimento de mulheres estiveram com o candidato da Coligação Todos pelo Maranhão, Flávio Dino, nesta segunda-feira (04/08) para definir propostas e ações prioritárias para as mulheres. A partir da reunião com o primeiro grupo de lideranças femininas, Flávio Dino foi convidado a participar de um grande ato feminino em prol da candidatura de Flávio Dino a Governador do Maranhão.

Com 30 representantes da União Brasileira de Mulheres (UBM), da Coordenadoria Municipal da Mulher, do Fórum de Mulheres e de membros das nove legendas que compõem a Coligação Todos pelo Maranhão, juntamente com a Militância Petista, as mulheres definiram que a implantação de políticas públicas específicas é fundamental para atender as necessidades das mulheres e para enfrentar a violência doméstica.

Ao lado da esposa, Daniela Lima, o candidato ouviu as demandas das representantes de movimentos sociais na defesa do gênero feminino. Flávio Dino lembrou de sua atuação parlamentar em defesa dos Direitos Humanos, Segurança e em favor da Educação, pontos levantados pelas mulheres como de extrema importância pelos movimentos femininos.

“São Luís, com um milhão de habitantes, conta apenas com uma Delegacia da Mulher. Em todo o Estado somamos 19 delegacias especiais. E as poucas delegacias que temos são carentes de investimentos”, disse Laurinda Pinto, da coordenação nacional da União Brasileira de Mulheres.

Lembrando que em sua atuação parlamentar destinou recursos à área de segurança pública, em especial à prevenção da criminalidade e da violência, Flávio Dino reforçou seus compromissos com a luta das mulheres: “Vocês terão um governador aliado desta luta”.

Representatividade

A participação feminina nos movimentos políticos e nos espaços de poder foi definida como uma das prioridades pela categoria. Lembrando que cerca de 40% dos lares do Maranhão são sustentados por mulheres, elas avaliaram que precisam ter um espaço de poder condizente com o que representam para a economia do Estado.

“É esse olhar e esse compromisso que o governo Flávio Dino precisa ter. Temos confiança de que com ele a política voltada para as mulheres vai ter uma notabilidade maior, porque sentimos esse comprometimento, esse envolvimento”, pontuou Valdimary Melo, candidata à deputada estadual, ao lado de outras duas candidatas, Clarice Neves, também candidata a deputada estadual e Zeni Pereira, que concorre a uma vaga na Câmara Federal.

Kariadine Maia, que atua na Ação Mulher Trabalista (PDT), destacou o respeito que o candidato Flávio Dino destina às mulheres. “Flávio Dino está comprometido com a implantação de políticas públicas que garantam e respeitem o direito das mulheres”, concluiu.

A reunião das mulheres com Flávio Dino definiu para o dia 28 de agosto uma nova atividade com o candidato para mobilizar as mulheres de todo o Estado na defesa de um projeto de desenvolvimento que contemple as necessidades da luta feminista.





Nenhum comentário:

Postar um comentário