Folha de São Paulo – O juiz Jorge Antonio Sales –que viu o fórum da cidade de Buriti (MA) ser incendiado após indeferir um processo de cassação do prefeito– diz que não deixará a cidade. “Foi um ato isolado”, afirma.
Depois que Sales negou o pedido de afastamento do prefeito Rafael Mesquita Brasil e de seu vice, Raimundo Camilo, ao menos 15 pessoas invadiram o fórum e atearam fogo no local, danificando móveis, computadores e processos. O juiz usou uma arma para conter um homem que arrombou seu gabinete com um machado.
O prefeito e seu vice, ambos do PRB, são acusados de compra de votos.
15021125
Folha – Como foi a invasão?
Jorge Sales – De repente, foi aquele barulho todo. Quando abri a porta, vi o fogo. Me fechei no gabinete e só ouvi os gritos. Não podia sair, porque a janela tem grades. Um deles conseguiu arrombar a porta com um machado. Peguei minha arma e pedi calma.
Vocês lutaram?
Fiquei empurrando ele com a mão esquerda e segurando a arma com a direita. Dizia: “Fique calmo”. E ele: “Não, você vai comigo”.
O que pensou nessa hora?
“Meu Deus, vou matar alguém.” Chegaram os policiais, que o dominaram, mas ele conseguiu se desvencilhar. Só havia três policiais na cidade. E eram 12 [invasores]. Saí do fórum e fiquei dez, 15 minutos na porta, com a população. Ninguém me xingou.
O sr. teve medo de morrer?
O medo psicológico é maior que o medo físico. Quando tentaram arrombar a porta, era muita gente gritando e você não sabe o que vem.