.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quarta-feira, 16 de março de 2022

Entrevista exclusiva: Médico conservador Allan Garcês fala com exclusividade ao Portal Leste Maranhense

 

O comunicador do Portal Leste Maranhense – Wando Galvão, resolveu esta semana entrevistar o médico e professor da UFMA, Allan Garcês, com exclusividade. Como o Médico se encontrava trabalhando em Brasília, no Ministério da Saúde, acordamos de enviar por e-mail as perguntas que seriam respondidas. Leia essa entrevista e conheça um pouco mais deste expoente da política maranhense.

Blog: Quem é ALLAN Garcês? Inicialmente fale um pouco do Senhor.

Allan: Sou um cidadão simples, filho do militar maranhense Antônio Garcês. Sou casado com a roraimense Kelly Cris e pai da maranhense Maria Laura. Sou cristão temente a Deus defendo a família, a moral e os bons costumes. Sou um patriota que ama o Brasil e o nosso Maranhão, estado que já moro há quase 20 anos.

Blog: Fale-me da sua formação profissional

Allan: Este ano completo 30 anos de Graduação em Medicina. Sou pós-graduado em Auditoria, Planejamento e Gestão de Saúde. Como Médico sou especializado em Ortopedia e Traumatologia e subespecializado em Ortopedia Pediátrica. Também tenho especialização em Medicina Legal, como médico legista da Polícia Civil de Roraima. Fui também oficial médico da Aeronáutica. Estou atualmente concluindo um Mestrado em Políticas Públicas de Saúde pela FIOCRUZ de Brasília.

Blog: Quando se deu seu envolvimento com a política?

Allan: Minha entrada na política foi em 2011, como militante da política de Direita, saindo pela primeira vez a vereador de São Luís em 2012. Depois saí novamente a vereador em 2016, fui o mais votado do partido, porém o partido não alcançou o quociente eleitoral. Mas foi em 2018 que quase entrei para a vida pública, por pouco não me elegi a Deputado Federal, novamente o partido onde eu estava não alcançou o quociente eleitoral. Desta vez, em 2022, tenho certeza que minhas chances são infinitamente maiores, basta eu acertar na escolha do partido.

Blog: Explique o porquê deseja de ser Deputado Federal

Allan: Sou uma pessoa que sempre gostei de ajudar as pessoas, desde criança acompanhava minha mãe em missão de caridade. Tenho um sentimento de intolerância para as injustiças sociais e entendo que para eu estar bem o meu semelhante também tem que estar. Juntando essa vivência de praticar a caridade desde criança, o sentimento de intolerância com as injustiças sociais e o combate a corrupção sinto-me no dever de participar da vida pública do meu país, para de alguma forma contribuir a fim de melhorar a vida das próximas gerações.

Blog: Você está atualmente filiado no PP, isso não pode prejudicar você na sua eleição este ano?

Allan: E porque prejudicaria? Creio que quando uma pessoa tem um bom caráter e uma essência humana bem formada no seio família, esta pessoa estará preparada para qualquer situação da vida. O PP é um partido de Centro-Direita, tem muito dos ideais que defendo. Mas o que foi decisivo para que eu estivesse no PP foi ter a certeza do apoio do partido ao Presidente Bolsonaro e a liberdade dada pelo presidente da sigla, para que eu pudesse apoiar para Governo do Estado, o colega médico Lahésio Bonfim. Então, posso dizer que nada foi proibido para mim no PP, logo mantendo minha essência conservadora apoiando meus candidatos, não vejo como ter prejuízo neste sentido.

Blog: Quais suas ideias e plataforma de trabalho, caso seja Federal.

Allan: Não posso falar de propostas, pois ainda não estamos em campanha eleitoral. Mas posso manifestar que por eu ser médico e professor, a saúde e a educação pública serão minhas principais bandeiras de luta. Considero a SAÚDE e a EDUCAÇÃO os dois maiores pilares de desenvolvimento de uma sociedade. Entendo também que políticas públicas que geram oportunidades, empregos e renda deverão ser incrementadas para o desenvolvimento do Maranhão e do Brasil.

Blog: Em 2018 após a vitória do Bolsonaro, o Senhor foi o único maranhense a participar oficialmente do Governo de Transição. Como aconteceu do senhor conhecer e ter essa amizade com o Presidente Bolsonaro?

Allan: Eu já acompanhava pelos noticiários políticos da imprensa, desde 2010, o trabalho do Deputado Bolsonaro. Mas foi em 2014/15 que conheci pessoalmente o Deputado Jair Bolsonaro. Na época do impeachement fiz algumas viagens a Brasília, como líder do Movimento VemPraRua e NasRuas para participar de reuniões e manifestações e sempre nestas ida e vindas eu aproveitava para visitar o Jair no seu gabinete. A partir daí, também estreitei essa amizade com o Deputado Eduardo Bolsonaro. Ainda no momento da campanha do presidente em 2018, antes de ser vítima da famigerada facada, eu me deslocava toda semana para Brasília, afim de me reunir com a equipe da Saúde que escrevia a plataforma da Saúde do futuro governo Bolsonaro. Desta forma, quando Jair se elegeu recebi o convite para ser Diretor do Ministério da Saúde, local que estou trabalhando até hoje nestes 3 anos de Governo Bolsonaro.

Blog: Soubemos aqui no Maranhão que quase o senhor seria o Ministro da Saúde durante a Pandemia. Nós conte como ocorreu essa indicação para assumir Ministério da Saúde.

Allan: Nem eu sabia ao certo como meu nome teria sido indicado. Conheci o Ministro Nelson Taich ainda no Governo de Transição nos meses de novembro e dezembro de 2018, fizemos uma boa amizade e escrevemos juntos o plano de saúde para o Brasil, de repente, Nelson assume após a saída do Mandetta e também mais de repente ainda ele pede exoneração. Neste momento, fiquei sabendo que o meu nome havia subido juntamente com mais outros quatro nomes, para a mesa do Presidente da República para sua escolha. No entanto, o presidente resolveu, depois de quase 2 meses, oficializar o General Pazuello no comando da pasta da Saúde Nacional.

Blog: Obrigado Dr. Allan, agradecemos a oportunidade de conhecê-lo um pouco mais.

Allan: Na verdade a gratidão maior é minha por essa oportunidade, pois estamos no ano eleitoral e poder me apresentar e me tornar conhecido para as pessoas é muito importante para mim. Todo cidadão deveria procurar conhecer antes para saber escolher com responsabilidade e convicção seus representantes na política.


Desta forma então, trouxemos um pouco da vida e trajetória deste médico conservador que vem se transformando em um grande expoente da política de Direita no nosso estado.

Um comentário:

  1. Tem meu total apoio, e farei campanha de graça para o Allan Garcez. Muito competente!

    ResponderExcluir