Com 21 mil habitantes, Cândido Mendes recebeu a comitiva do Diálogos pelo Maranhão nesta sábado (3). A população entregou um documento com propostas de investimento para o município ao coordenador do movimento, Flávio Dino (PCdoB). Em Boa Vista do Gurupi, a população destacou como prioridades a construção da primeira escola de Ensino Médio da cidade e a melhoria da infraestrutura da beira rio para incentivar o turismo no local.
“Os municípios precisam da presença do Governo do Estado desde as políticas sociais até investimento em produção. Essa região tem um potencial grande para pesca, turismo, agricultura. Uma terra rica, mas que não existe apoio para desenvolvimento dessas atividades que podem gerar emprego e renda”, disse Flávio Dino.
Em Cândido Mendes, a liderança Cleide Freitas leu as contribuições da população da cidade. O documento traz ações em oito áreas: infraestrutura urbana e rural, educação, saúde, turismo, agricultura, pesca, segurança pública e agropecuária. O município é dividido pelo Rio Maracaçumé, o transporte entre os dois é realizado através de barco.
“Nós temos que priorizar as nossas necessidades: estrada para escoar produção e trafegar; educação, pois sem ela não tem desenvolvimento; saúde, somos abandonados. O nosso litoral é simplesmente isolado por falta de energia e ficamos sem nenhuma definição do Governo Estadual. só tem na sede do município, mas do outro lado do rio não tem água encanada, povoados com dois mil e 500 habitantes”, descreveu a situação do município.
BOA VISTA DO GURUPI
Em Boa Vista do Gurupi, a recepção da comitiva do Diálogos pelo Maranhão foi feita com uma apresentação do grupo de capoeira Acanp, do mestre Zeca. Na cidade, lideranças políticas apresentaram ao coordenador do movimento a necessidade de uma escola estadual na cidade. Vereador pelo PSL, Leonel Brizola, presente no evento, disse que a reunião é um momento gratificante de poder contribuir com a melhoria do Maranhão. “Aqui nosso pedido é por uma escola do estado e pela obra de construção da nossa orla”, apontou.
O pedido foi reiterado pela vereadora Luza Quemel (PSDB), que também acrescentou a importância de ter um hospital funcionando na cidade. Rosemiro Miscoito (PRTB), também vereador, destacou a importância de um governo municipalista, conforme defende Flávio Dino. “O povo está cansado da situação do município. A gente espera uma política de apoio a nossa cidade”, finalizou.
A programação do fim de semana foi acompanhada por deputados estaduais, federais, vereadores, prefeitos e vice-prefeitos, bem como líderes sindicais, como Júlio Guterres (presidente da CTB-MA) e Júlio Pinheiro presidente do (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Maranhão).
Nenhum comentário:
Postar um comentário