.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Padres Salvatorianos incentivam projeto pioneiro de agricultura familiar na zona rural de Coelho Neto





A Comunidade Salvatoriana e da Paróquia de Sant’Ana – composta pelos PP. Charles, o Superior Local, James e José Carlos, bem como pelo Ir. Paulo – vem realizando diversos apostolados, entre os quais um Projeto Rural que visa a melhoria das condições de vida de 40 famílias que vivem da Agricultura Familiar na Vila de Fátima, uma das mais de 100 Comunidades que pertencem à referida Paróquia.

O Projeto, que já se encontra em fase conclusiva de implementação, centra-se em três áreas fundamentais de geração de recursos: (1) criação de uma Horta Ecológica para consumo direto e venda do excedente; (2) estabelecimento de uma criação de Cabras e (3) início de uma atividade Piscicultora. Em 2014, a Conferência Episcopal Italiana doou um subsídio, que cobria a compra de um Trator, o início da Horta, a construção de um Curral para as Cabras e a construção de quatro Tanques para os peixes. Além disto, os envolvidos participaram de Encontros de Formação nas três áreas mencionadas, bem como em Técnicas de Marketing.

Com grande esforço e profundo comprometimento dos beneficiários/as, a coordenação e supervisão constante inicial do Pe. Álvaro Macagnan e posterior do Pe. James Wilson, o Projeto avança bem: as famílias já obtiveram a terceira colheita e criam 8 cabras recém nascidas. A Piscicultura é a única atividade que está atrasada, devido à escassez de água do ano passado…

Não há dúvidas de que este maravilhoso Projeto Salvatoriano completará com êxito todas as suas fases e de que este Apostolado se converterá em um exemplo para as Comunidades Rurais vizinhas, de modo a que iniciem atividades similares que beneficiem tanto as famílias envolvidas quanto às Comunidades.

O projeto integra as ações do SOFIA - SOFIA é a sigla de Salvatorian Office for International Aid (Escritório Salvatoriano para a Ajuda Internacional) 
Fundada no ano de 2008, SOFIA participa da ação do Secretariado Geral das Missões. Trabalha juntos aos Salvatorianos, com a finalidade de aumentar o impacto e a sustentabilidade dos projetos nos âmbitos da saúde, educação, desenvolvimento rural e formação pastoral.

SOFIA é composta por profissionais leigos com diferentes habilidades que colaboram com os Padres e Irmãos, ocupando-se de duas áreas:

GESTÃO DE PROJETOS
Definir, desenvolver e formular os projetos;
Procurar financiamento em Fundações e Instituições;
Coordenar projetos e avaliar os resultados dos mesmos em relação ao impacto e futuras formas de sustentação.


ARRECADAÇÃO DE FUNDOS
Divulgar para o público em geral o trabalho realizado pelos Salvatorianos em todo o mundo;
Desenvolver técnicas de arrecadação de fundos para manutenção das atividades Salvatorianas;
Estabelecer laços, fortes e estreitos, entre os benfeitores e doadores, tanto a nível participar quanto coorporativo.


Em seus 7 primeiros anos de existência, SOFIA intermediou o financiamento e o desenvolvimento de mais de 100 projetos Salvatorianos que beneficiam aproximadamente 130.000 pessoas dentre elas as da comunidade Vila de Fátima na zona rural de Coelho Neto. 

A Rede SOFIA está crescendo e atualmente está dividida em três frentes: SOFIA Global, Fundação SOFIA (Itália) e Fundação SOFIA Suíça.


Do Site Salvatorianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário