.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

CGU reconhece gestão transparente do Maranhão

O Maranhão é um exemplo muito importante para os demais estados por disponibilizar esta ferramenta de forma adequada à população”, ressaltou o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Valdir Simão, sobre o salto do estado no ranking “Brasil Transparente”. O relato foi feito durante um programa, veiculado pela Rádio Timbira e transmitido simultaneamente para todo o Brasil.

O estado subiu 24 posições ficando em 1° lugar no ranking “Brasil Transparente”, pela implantação da Lei de Acesso à Informação e cumprimento de diretrizes para ampliar o acesso dos cidadãos. “O Maranhão mostrou um caso interessante por ter saído das últimas posições e alcançado a nota máxima devido à qualidade apresentada na prestação destes serviços”, reiterou Simão. O “Brasil Transparente” é uma ferramenta de controle da administração pública para esclarecimento dos cidadãos.

Ainda durante o programa de rádio, Valdir Simão destacou a relevância da experiência local para todo o país, na medida em que disponibiliza ferramentas com informações sobre contratos e execuções orçamentárias e financeiras, o que, para ele, “é um dever do gestor público para com a população”. “O Estado está de parabéns pelo trabalho de transparência que desenvolve”, reiterou Valdir Simão.

Para chegar aos números do ranking “Brasil Transparente”, a CGU avaliou 500 estados e municípios na primeira rodada, promovida no primeiro semestre deste ano. Na segunda etapa, o triplo de localidades passou pela avaliação - 1.600 – para análise do ranking. Para avaliar a aplicação da lei e a disposição destes processos, a CGU analisou a atuação de estados e municípios, quando foi verificado o crescimento relevante nesses locais. O ministro-chefe da CGU esteve no Maranhão para o lançamento do novo Portal da Transparência, em março. Na ocasião, em companhia do governador Flávio Dino, conheceu as etapas de estruturação na área da Controladoria do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário