.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Governo do Maranhão cumpre agenda na Conferência das Nações Unidades sobre Mudanças Climáticas

Pela primeira vez, o Governo do Maranhão está envolvido com as discussões da Conferência das Nações Unidades sobre Mudanças Climáticas (COP 21). A edição deste ano está ocorrendo em Paris e uma comitiva maranhense, composta pelo vice-governador Carlos Brandão, representando o governador Flávio Dino, e secretários de Estado, está acompanhando a agenda. O evento tem a participação de 140 chefes de Estado e de Governo e mais de 700 prefeitos de todo o mundo.




O vice-governador Carlos Brandão destacou que o governador Flávio Dino está disposto a unir forças com os estados brasileiros que compõem a Força-Tarefa dos Governadores para a Conservação do Clima e Florestas (GCF). Ele ressaltou que somente este ano o Maranhão manifestou interesse em dialogar, dentro e fora do país, com as nações ricas e as grandes empresas, incluindo as poluidoras, sobre a conservação do clima.

“Foi um longo caminho que decidimos trilhar, na certeza de que a partir de 2016 poderemos debater igualitariamente com os estados e as nações os assuntos que levarão o desenvolvimento social e econômico para o Maranhão no âmbito da sustentabilidade”, declarou Carlos Brandão.

Outra iniciativa já tomada pelo governo Flávio Dino é o Cadastro Ambiental Rural, que visa frear o desmatamento no estado. Para o secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Coelho, estas ações tiveram a sua estreia no Maranhão porque houve o interesse do governo estadual em sair da margem das negociações e finalmente avançar nos debates.

“Até então, o Maranhão era omisso quanto a esse tipo de participação, o que nos impedia de nos atualizar sobre os principais temas tratados anualmente pela GCF e, o mais grave: perdíamos a oportunidade de atrair instituições parceiras e interessadas em promover conjuntamente os mecanismos de financiamento para a redução de emissões e repartição de benefícios”, disse o secretário.

Dia do Acre

Paralelamente a Conferência do Clima (COP 21), a delegação maranhense esteve presente no Dia do Acre, que teve como tema “Consolidando uma Economia Verde e de Inclusão Social na Amazônia”. O evento possibilitou o encontro de representantes dos governos de estados da Amazônia brasileira e peruana, além de instituições e entidades governamentais e não governamentais nacionais e internacionais.

Para o vice-governador Carlos Brandão, que chegou a Paris para a Conferência no último dia 5 e cumpre extensa agenda até o dia 12, a avaliação das atividades tem sido positiva. “Viemos aqui para dialogar, para aprender com o trabalho de estados próximos ao nosso que já vêm realizando essas ações há uma década. O Maranhão sabe valorizar essas experiências e pretende colaborar com suas expertises o mais breve possível”, resumiu Brandão.

Desmatamento Zero

O governo Flávio Dino também presenciou o momento em que aconteceu a assinatura conjunta entre os governos do Acre e do Mato Grosso, visando zerar, até 2020, o desmatamento ilegal em seus territórios. Organizações internacionais como a Earth InnovationInstitute, Environmental DefenseFund, USAID e Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam) foram parceiras no evento.

Ao abordar o cenário maranhense, Carlos Brandão destacou a necessidade de se desburocratizar o processo de efetivação das linhas de crédito para os Estados, em consonância com a redução das taxas dos juros a serem apresentados pelos bancos financiadores dos projetos. De acordo com uma análise recente, feita pelo Earth InnovationInstitute, se os estados e províncias do GCF reduzirem o desmatamento em 80% até 2020, isso irá resultar em 3,8 bilhões de toneladas de emissões de CO2 evitadas, além de três bilhões de toneladas de emissões que já foram evitadas por essas jurisdições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário