.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Uma homenagem a Roque Moreira, um ícone do rádio piauiense

O Programa “Seu Gosto na Berlinda” era comandado pelo locutor ROQUE Viana MOREIRA, uma das maiores audiências do rádio piauiense, na Rádio Pioneira de Teresina (AM 1.150) nos anos de 1970, 1980 e parte de 1990. O programa de entretenimento possuía fortes características populares e ficou por quase vinte e cinco anos no ar. Devido à grande audiência, o Programa ia ao ar em dois horários das 7 às 8 da manhã e das 15 às 16 horas e tinha como foco principal divulgar as festas que eram programadas pelos clubes sociais das diversas localidades dos Estados do Piauí e Maranhão.
Roque Moreira, o seu gosto na Berlinda 



O programa era de entretenimento e permitia uma grande interatividade com o público, que participava pedindo músicas populares e mandando recados. Servia, muitas vezes, como meio de comunicação entre a cidade e o campo, pois Roque Moreira atuava como um mediador entre os ouvintes. O programa servia como um grande instrumento de prestação de serviços à comunidade.

O radialista Roque Moreira se enquadra na categoria de locutores denominada de disc-jockey. Nome dado aos locutores que fizeram sucesso nas rádios da década de 60 e 70 com programas musicais especiais, marcados por suas personalidades e estilos.

Roque Moreira nasceu em sete de junho de 1935, na cidade de Camocim no Ceará. Sua trajetória no rádio teve início ainda com o antigo sistema de amplificadoras de sua cidade natal. Passou ainda por algumas capitais do nordeste, como Natal, João Pessoa e São Luís, trabalhando em rádios locais até chegar em Teresina em 1964.

Roque começou a trabalhar no departamento administrativo da Rádio Pioneira, em 1964, e, ao mesmo tempo chegou a conduzir programas musicais. Um deles, chamado de “Varig é dona da noite”, patrocinado pela empresa de aviação Varig. Era um programa que encerrava a programação da Pioneira e executava músicas instrumentais estrangeiras, comumente ouvidas durante os voos. Em 1969 foi então descoberto por Lauro Leite, radialista e produtor cultural da Rádio Pioneira na época, que viu em Roque o talento para a locução e acabou escalando-o para apresentar o programa “Seu Gosto na Berlinda”, um programa pensado para veicular músicas e anunciar festas populares.

O programa foi um grande divulgador e incentivador da música popular e brega piauiense e de outros Estados do Nordeste. Roque tocava as músicas desses artistas, além de divulgar festas em que estes eram a atração. Muitos artistas foram lançados no mercado graças ao programa do Roque, como Raimundo Soldado, Raidom Portela, Waltinho, Eloídes, Limarcos, Hermógenes Soulpop. Havia presenças garantidas, que sempre passavam pelo programa do Roque, como Waldick Soriano, Bartô Galeno, Lindomar Castilho. Nomes consagrados eram tocados em todas as edições do programa como, Luis Gonzaga, Gilliard, Genival Santos, Núbia Lafaiete e Moacir Franco. Vale dizer, que a música tema da abertura do programa, até hoje povoa o imaginário dos ouvintes daquela época. Clique no link: radio pioneira musica tema seu gosto na berlinda.

O programa não dava espaço a concorrentes. Todos os programas apresentados no mesmo horário do programa nas outras rádios de Teresina nem de longe conseguiam superar a audiência do “Seu Gosto na Berlinda”.

Porém, o surgimento das rádios FMs e o melhoramento dos serviços dos Correios e da telefonia, foram fatores determinantes ao declínio na audiência do programa no início dos anos 90. Mas a transmissão do programa chegou mesmo ao fim com a morte inesperada de Roque Viana Moreira no dia 17 de dezembro de 1994. Um ataque cardíaco fulminante abalou ouvintes, amigos e familiares. Fato que repercutiu com muita intensidade na mídia local e de outros Estados do Nordeste.

Com a morte do radialista algumas tentativas de manutenção do programa foram feitas, no entanto não tiveram resultados positivos. Dídimo de Castro, radialista e amigo íntimo de Roque conta que ele se notabilizou no rádio por vocação, como a maioria dos radialistas daquela época. Além disso, no programa de Roque Moreira só tocava músicas populares e bregas. Na grade musical do programa não havia espaço para músicas estrangeiras, pois ele dizia que não sabia falar inglês.

Fonte Revista Opinião.


Nenhum comentário:

Postar um comentário