.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

domingo, 13 de dezembro de 2015

Unesco condena morte de blogueiro do MA; polícia ainda não solucionou caso

Imirante.com
Blogueiro Ítalo Diniz foi assassinado no mês passado
Blogueiro Ítalo Diniz foi assassinado no mês passado
A diretora-­geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Irina Bokova, condenou a morte do blogueiro Ítalo Eduardo Diniz Barros, de 30 anos, que foi assassinado a tiros na cidade de Governador Nunes Freire, no Maranhão, no dia 13 de novembro.
“Eu apelo às autoridades para que investiguem esse crime e levem os perpetradores rapidamente à justiça. A liberdade de expressão é um direito humano básico e temos que fazer tudo para aprimorar a segurança dos jornalistas”, afirmou Bokova.
A diretora-­geral condena, regularmente, as mortes dos profissionais de mídia em todas as partes do mundo.
Apesar do pedido de elucidação da Unesco, o delegado titular da Superintendência de Homicídios da Polícia Civil do Maranhão, Leonardo Diniz, disse que o caso continua sem solução. Ele informou que a polícia continua seguindo as mesmas linhas de investigação, entre elas a de que o crime tenha sido motivado por desentendimentos políticos.
O delegado disse, ainda, que este é um crime de difícil elucidação, pela falta de informações que possam levar aos suspeitos.
Entenda o caso
O crime aconteceu por volta de 18h30. A vítima caminhava na Rua do Evangelho com um amigo, identificado como Werbeth Matheus Castro, quando duas pessoas em uma motocicleta abordaram a dupla e efetuaram vários disparos. Ítalo Diniz foi atingindo com cerca de quatro tiros. Ele chegou a ser levado para o hospital, mas morreu antes de dar entrada na unidade de saúde. Weberth Matheus também foi alvejado com alguns disparos, mas está fora de perigo.
Após o crime, os assassinos fugiram e ainda não foram identificados. As policias Civil e Militar iniciaram as buscas, mas até o fechamento desta edição não haviam localizado os criminosos. As imagens das câmeras de vigilâncias dos estabelecimentos comerciais devem ajudar a polícia no trabalho de identificação dos criminosos.
O profissional mantinha um blog onde publicava notícias locais. Diniz também trabalhava como assessor de imprensa do prefeito do município.
Décio Sá foi assassinado em 2012
Décio Sá foi assassinado em 2012
Outras mortes
Poucos dias depois do assassinato de Ítalo Diniz, o blogueiro Orislandio Timóteo Araújo, o Roberto Lano, foi morto a tiros na cidade de Buriticupu, 407 quilômetros de São Luís. Assim como o homicídio em Governador Nunes Freire, o crime ainda continua sem elucidação.
O caso de maior repercussão do estado foi o da morte do jornalista Décio Sá. Ele que foi assassinado no 23 de abril de 2012, na Avenida Litorânea, com vários tiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário